Notícias
Justiça
Sob comando de Flávio Dino, STF inicia julgamento do ‘Núcleo da Desinformação’ da Trama Golpista

Sob comando de Flávio Dino, STF inicia julgamento do ‘Núcleo da Desinformação’ da Trama Golpista

Ministro assume a relatoria do caso após tomar posse como presidente da Primeira Turma do Supremo

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o responsável por conduzir o julgamento da Trama Golpista, que terá início nesta terça-feira (14). Ele julgará o Núcleo 4, também conhecido como “Núcleo da Desinformação”. A designação ocorre após Dino tomar posse como presidente da Primeira Turma da Suprema Corte.

Inicialmente, o responsável pelo caso era o ministro Cristiano Zanin, que conduziu o julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão por liderar o grupo. Além disso, o político foi declarado inelegível até 2060. A troca se deve a um rodízio anual entre os ministros que compõem o colegiado.

Dos 11 ministros do STF, cinco integram a Primeira Turma: Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Dino assume o cargo no início de mais uma fase do julgamento da Trama Golpista, que terá foco no grupo acusado de divulgar notícias falsas contra o sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que todos os réus sejam condenados.

No entanto, os acusados negam qualquer envolvimento em atos criminosos apontados pela PGR, e suas defesas pedem absolvição. Eles respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Entre os réus estão:

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva;
  • Ângelo Martins Denicoli, major da reserva;
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal;
  • Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente;
  • Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel;
  • Marcelo Araújo Bormevet, policial federal;
  • Reginaldo Vieira de Abreu, coronel.

O julgamento será realizado nos dias 14, 15, 21 e 22 de outubro, sempre das 9h às 12h, no período da manhã, e das 14h às 19h, no período da tarde. Apenas no dia 15 (quarta-feira), a sessão ocorrerá exclusivamente no turno da manhã.

Tags

Notícias Relacionadas