Moraes decreta prisão do deputado Alexandre Ramagem
Decisão foi tomada após o parlamentar ser localizado nos Estados Unidos, em um condomínio de luxo em North Miami
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão preventiva do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão foi tomada após o parlamentar ser localizado nos Estados Unidos, em um condomínio de luxo em North Miami, onde teria sido visto nos últimos dias.
Ramagem estava submetido a medidas cautelares impostas pelo STF, incluindo a proibição de deixar o país e a obrigação de entregar todos os passaportes, tanto nacionais quanto estrangeiros, em razão das investigações que o envolvem.
De acordo com investigadores da Polícia Federal (PF) ouvidos pelo Metrópoles, a corporação tenta esclarecer de que forma ocorreu a saída do deputado do Brasil. Já se sabe que Ramagem está fora do país desde setembro e que passou por Boa Vista (RR) antes de seguir viagem. A PF apura se ele deixou o território brasileiro pela Venezuela ou pela Guiana Francesa, países que fazem fronteira com a capital roraimense, antes de seguir para os Estados Unidos.
Mesmo com as restrições impostas, o deputado possui passaporte diplomático ativo, com validade até 2027. Até agora, o STF não informou se a medida cautelar que impedia sua saída do Brasil chegou a ser suspensa para autorizar a viagem.
A ordem de prisão assinada por Moraes não tem relação direta com uma possível fuga, apesar de o PSol ter solicitado a detenção de Ramagem com base em reportagem publicada pelo site PlatôBR.
Ramagem foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por participação na trama golpista, por três dos cinco crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, em junho deste ano, ele foi indiciado pela PF no inquérito da chamada Abin Paralela.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.