Deputado solicita ao CNJ investigação sobre relação de Alexandre de Moraes com Banco Master
Pedido foi encaminhado ao corregedor-geral do CNJ, Mauro Campbell
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O deputado federal Sanderson (PL-RS), vice-líder da oposição na Câmara, acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que seja aberta uma investigação envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em favor do Banco Master, segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
O pedido foi encaminhado ao corregedor-geral do CNJ, Mauro Campbell, e aponta contatos entre Moraes e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Sanderson solicita que o órgão apure a possibilidade de desvio de conduta e prática de advocacia administrativa — quando um agente público utiliza o cargo ou influência para favorecer interesses privados.
O documento também ressalta a gravidade do caso em razão de um contrato de R$ 129 milhões firmado entre o Banco Master e o escritório da advogada Viviane Barci, esposa de Moraes. Segundo o parlamentar, o contrato inclui atuação junto a órgãos reguladores, como o próprio Banco Central.
No requerimento, Sanderson pede que o CNJ instaure um procedimento formal de apuração, com requisição de documentos, registros de comunicação, agendas, mensagens e atas relacionadas ao caso. Além disso, sugere a realização de oitivas com pessoas que possam esclarecer os fatos, incluindo técnicos do Banco Central.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.