Notícias
Justiça
Bolsonaro corre risco de prisão nesta terça se não justificar descumprir medida do STF

Bolsonaro corre risco de prisão nesta terça se não justificar descumprir medida do STF

Ex-presidente apareceu nas redes sociais de aliados, contrariando ordem judicial; Moraes deu 24h para defesa se manifestar

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Ton Molina/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro corre o risco de ser preso nesta terça-feira (22), caso sua defesa não apresente ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma justificativa convincente sobre o descumprimento de uma das medidas cautelares impostas ao político.

A advertência partiu do ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação sobre a atuação de Bolsonaro em suposta tentativa de golpe. Segundo o ministro, houve violação da decisão que proíbe o ex-presidente de utilizar redes sociais, seja de forma direta ou por meio de terceiros.

A infração ocorreu nesta segunda-feira (21), quando Bolsonaro apareceu em uma publicação no Instagram do deputado Maurício do Vôlei (PL-MG), mostrando sua tornozeleira eletrônica. Mais tarde, o ex-presidente deu uma entrevista a jornalistas no Congresso Nacional, onde classificou o monitoramento como um "símbolo da máxima humilhação".

Na decisão, Moraes foi direto:

“Intimem-se os advogados regularmente constituídos por Jair Messias Bolsonaro para, no prazo de 24 horas, prestarem esclarecimentos sobre o descumprimento das medidas cautelares impostas, sob pena de decretação imediata da prisão do réu.”

O episódio aumentou ainda mais a tensão no meio político e entre os apoiadores do ex-presidente, que consideram a medida excessiva. Por outro lado, juristas apontam que a reincidência no desrespeito às decisões judiciais pode justificar a prisão preventiva, conforme previsto no Código de Processo Penal.

A expectativa agora gira em torno da resposta da defesa de Bolsonaro e da decisão que Moraes poderá tomar nas próximas horas.

Tags

Notícias Relacionadas