André Mendonça assume relatoria de investigação sobre Banco Master no STF após saída de Toffoli
Troca ocorre em meio a questionamentos sobre conversas entre ministro e dono da instituição financeira
Foto: Antonio Augusto/STF
Após a saída do ministro Dias Toffoli da relatoria das investigações relacionadas ao Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quinta-feira (12), o ministro André Mendonça assumiu a condução do caso.
Toffoli passou a ser alvo de questionamentos após investigadores identificarem conversas consideradas suspeitas entre o magistrado e o dono da instituição financeira, Daniel Vorcaro. Diante da repercussão, houve pedido para que o ministro deixasse a relatoria do processo.
Nos bastidores da Corte, a avaliação foi de que a situação se tornou insustentável e poderia contaminar a imagem do Judiciário.
Em reunião realizada nesta quinta-feira, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, apresentou aos demais integrantes da Corte um relatório detalhando as menções a Toffoli encontradas no celular do banqueiro. Ele também expôs a manifestação do ministro sobre as citações. O conteúdo tramita sob sigilo e foi entregue na quarta-feira (11) pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Em nota divulgada após o encontro, os ministros do STF manifestaram apoio a Toffoli e afirmaram “não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição, em virtude do disposto no art. 107 do Código de Processo Penal e no art. 280 do Regimento Interno do STF”, ressaltando o respeito à dignidade do ministro e a inexistência de suspeição ou impedimento.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.