Notícias
Exclusivas
Macron em Salvador: Entenda por quê a visita do presidente francês é um marco histórico para a Bahia

Macron em Salvador: Entenda por quê a visita do presidente francês é um marco histórico para a Bahia

Chefe executivo europeu participou de abertura de festival que celebra a cultura entre Brasil, França e África

| Autor: Antonio Marzaro

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O presidente da França, Emmanuel Macron, esteve nesta quarta-feira (5) em Salvador, em visita oficial que integra a agenda de sua presença no Brasil por ocasião da preparação para a cúpula do COP30 e de encontro internacional dedicado às relações entre América do Sul, África e Europa. O motivo principal da vinda à capital baiana foi a abertura do festival “Nosso Futuro: Brasil-França, Diálogos com a África”, evento que reúne jovens e representantes da sociedade civil brasileira, francesa e africana, com o objetivo de reafirmar os laços culturais, históricos e diplomáticos entre os países.

Durante o evento e ao percorrer as ruas do Pelourinho, Macron fez declarações de apreço à cidade de Salvador e ao papel que a Bahia desempenha como “marco” na história da diáspora africana: “Bahia é um marco. (…) Estamos aqui para comemorar e trabalhar com Brasília numa relação transatlântica reinventada”, afirmou o presidente francês. Ao longo da visita, ele também participou de atividades culturais, incluindo tocar tambor junto ao bloco Olodum, caminhar pela Ladeira do Pelourinho ao lado de autoridades locais e visitar o museu de arte moderna da cidade. 

A programação contou com a presença de autoridades como o governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, que estiveram ao lado de Macron na abertura oficial do festival. Também houve integração dos representantes franceses com agentes culturais da cidade.

Para Salvador, receber o presidente francês representa um fato de relevância elevada: a visita valoriza o papel da cidade como polo histórico, cultural e simbólico na relação entre Brasil, África e Europa, além de reforçar a visibilidade internacional da capital baiana e sinalizar potenciais efeitos positivos nas áreas de turismo, cooperação cultural e diplomática. A presença de uma autoridade de peso internacional como Macron confere à cidade destaque em agendas globais.

Macron também aproveitou a passagem por Salvador para antecipar pontos que deverão ser debatidos na COP30. Entre as resoluções em construção, ele destacou o compromisso conjunto da França e do Brasil com a preservação das florestas tropicais e a criação de novos mecanismos de financiamento verde voltados para países em desenvolvimento. Ele enfatizou que “a transição ecológica precisa ser justa e compartilhada, especialmente com as nações que protegem os grandes biomas do planeta”, reforçando o papel da Amazônia como centro estratégico das discussões climáticas.

Outros temas que devem integrar o documento final da COP30 incluem metas mais rígidas para a redução das emissões de carbono até 2035, o fortalecimento do Fundo de Perdas e Danos Climáticos — criado para apoiar países afetados por eventos extremos — e o incentivo a políticas de energia limpa.

França e Brasil anunciaram que pretendem liderar uma coalizão internacional em defesa da “economia verde”, estimulando a cooperação entre governos, setor privado e comunidades locais. A presença de Macron em Salvador, portanto, também se insere nesse contexto de preparação diplomática e técnica para o maior evento ambiental do planeta.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas