Bahia volta a vencer na Fonte Nova e fica muito próximo da Libertadores
Com o triunfo, o tricolor volta para 6ª posição e pode garantir vaga na próxima rodada
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Em jogo válido pela 35ª rodada, Bahia e Vasco protagonizaram um duelo emocionante na Arena Fonte Nova, na tarde deste domingo (23). Após ser derrotado dentro de seus domínios, para o Fortaleza, na última quinta
(20), o Bahia queria se impor no duelo diante do Vasco e assim fez. Com um triunfo, o tricolor volta a encistar novamente no G-5, e agora se encontra a dois pontos do Botafogo. Já o Cruzmaltino, precisará torcer contra Santos e Vitória para não encostar de vez na zona de rebaixamento.
Contando com o retorno de Everton Ribeiro na equipe titular, o Bahia dominou as ações e criou as melhores oportunidades na primeira etapa, que ainda assim foi mai. Foi pelo lado direito, através do próprio camisa
10, Arias e Ademir, que o Vasco mais viu sua meta ser ameaçada. Enquanto o colombiano finalizou pra fora após belo passe de
Everton, Ademir obrigou Leo Jardim a fazer uma bela defesa para manter o zero no placar.
Apesar de ter o controle, o volume de jogo não foi o suficiente para sair com algum resultado positivo nos primeiros 45 minutos.
Ao contrário do primeiro tempo, a segunda etapa foi repleta de chances e emoção. Ainda no controle do jogo, o tricolor aproveitou a expulsão de David aos 22 minutos e cresceu na partida. Pouco tempo depois, aos 28, Erick Pulga aproveitou o cruzamento de Ademir e marcou o gol decisivo. Na seca desde maio, Pulga se emocionou ao abrir o placar, sendo contemplado com a alegria dos companheiros.
Após a expulsão e placar favorável, a tendência era de uma partida mais tranquila para o Bahia. No entanto, aos 38 minutos Ramos Mingo foi expulso e a partida ganhou tons dramáticos. A partir deste momento, a equipe carioca ainda chegou a assustar, mas não conseguiu manter a pressão, ainda com a saída de Michel Araújo machucado, onde os baianos ficaram com 9 em campo. Resultado final, 1x0 para o Bahia.
Com o resultado positivo, o Bahia volta a figurar entre os 6 primeiros do Campeonato Brasileiro, a 2 pontos do Botafogo, o primeiro a se classificar para fase de grupos da Libertadores. Próxima partida do tricolor será diante do Juventude, pela 36ª rodada, na próxima sexta-feira (28). Caso vença, o Bahia garantirá, matematicamente, sua classificação para o torneio continental.
Já o Vasco, que chegou a sonhar com uma possível classificação para Libertadores, precisa secar o Vitória e o Santos para não voltar a briga contra o rebaixamento. Esta foi a quinta derrota seguida dos cariocas, que terão a chance de se redimir em um possível confronto direto na luta contra a degola, diante do Inter, na próxima sexta-feira (28).
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.