Vitória x Bahia: Onde assistir, prováveis escalações e arbitragem
Entre jejuns e tabus, dupla BAVI se enfrenta com situações opostas no Brasileirão
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Nesta quinta-feira (16), às 21h30, o Barradão será palco de mais um confronto entre a dupla BAVI, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com situações bem diferentes na competição, o Vitória tenta quebrar um jejum de sete jogos sem vencer o rival e seguir vivo na luta contra o rebaixamento. Por outro lado, o Bahia quer ampliar a invencibilidade no clássico e seguir firme na disputa por vaga direta na Libertadores.
A última vitória da equipe rubro-negra sobre o Bahia aconteceu no jogo de ida da decisão do Campeonato Baiano de 2024, no Barradão, ainda sob o comando de Léo Condé. Desde então, são quatro empates e três triunfos da equipe comandada por Rogério Ceni, incluindo a vitória por 2 a 1 no primeiro turno do Brasileirão nesta temporada.
Antes disso, o último confronto entre os dois times no Barradão foi o jogo de volta da decisão do Baianão, que terminou empatado por 1 a 1 e selou o 51º título do Bahia na competição, já que o tricolor tinha uma vantagem por 2 a 0 construída no jogo de ida, na Arena Fonte Nova.
Do outro lado, o Bahia também tem um tabu para quebrar. Desde o primeiro encontro dos adversários na Série A, o Bahia nunca venceu o Leão no Barradão. Incluindo todas as competições, a equipe Tricolor não vence nos domínios do Vitória desde o Campeonato Baiano de 2020, em um duelo de equipes alternativas que terminou em 2x1. Já com o time principal, o último triunfo foi em 2018, no primeiro duelo da final do estadual.
Para a partida de hoje, o Vitória tenta se recuperar após a derrota por 4 a 3 diante do Vasco, fora de casa, antes da parada para a Data Fifa. Na ocasião, o atacante Carlinhos e o capitão Lucas Halter foram expulsos, desfalcando o time contra o Bahia.
No entanto, o Leão tem o retorno do atacante Fabri após um período de lesão e do lateral esquerdo Ramon, que cumpriu suspensão contra o Vasco. Além desses, o jovem lateral direito Paulo Roberto também voltou a ser relacionado.
Além da preparação dentro de campo, o Vitória terá mais uma vez a força das arquibancadas ao seu favor. Até aqui, todas as quatro vitórias do Leão no Brasileirão foram conquistadas no Barradão. Além da promessa de lotar o estádio, a torcida do Vitória acompanhou o treino aberto da equipe na quarta-feira (15), com direito a oração no gramado após as atividades do time.
Do outro lado, o Bahia chega empolgado após vencer o Flamengo por 1 a 0 na Arena Fonte Nova. Depois disso, Rogério Ceni aproveitou a Data Fifa para ajustar o time antes de enfrentar o Vitória.
Entre os retornos da equipe para a partida, estão Gabriel Xavier, Santi Arias, Rodrigo Nestor e Mateo Sanabria, que cumpriram suspensão na última partida e devem voltar diretamente ao time titular. Além desses, Ramos Mingo, Erick e Ruan Pablo estão retornando de lesão e podem entrar na relação do treinador.
No entanto, o Bahia segue com muitas baixas. Willian José e Gilberto, suspensos, e Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Luciano Juba, Erick Pulga e João Paulo seguem em recuperação de problemas físicos.
Onde assistir
Transmissão: Sportv e Premiere (TV por assinatura).
Escalação provável do Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Camutanga e Zé Marcos; Baralhas, Ronald; Aitor Cantalapiedra, Erick e Renato Kayzer.
Escalação provável do Bahia: Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Gabriel Xavier [Rezende] e Iago Borduchi [Zé Guilherme]; Acevedo, Jean Lucas e Rodrigo Nestor [Michel Araújo ou Cauly]; Ademir, Sanabria e Tiago.
Arbitragem
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistente 1: Luanderson Dias Santos (BA)
Assistente 2: Daniella Coutinho Pinto (BA)
Quarto Árbitro: Bruno Mota Correia (BA)
VAR: Rafael Traci (SC)