MP-BA avalia retorno de torcida mista em clássicos Ba-Vi
Clássicos entre Bahia e Vitória vem sendo disputados com torcida única desde 2017
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento administrativo para avaliar o retorno da torcida única nos clássicos entre Bahia e Vitória. O MP divulgou nota na quarta-feira (8), anunciando a medida.
Desde 2018, os clássicos Ba-Vi acontecem sempre com torcida única. O último deles foi realizado em 29 de janeiro deste ano, na Arena Fonte Nova. Na ocasião, não foram divulgados casos de violência envolvendo torcidas.
No procedimento instaurado pelo MP, a promotora Thelma Leal de Oliveira oficiou a Polícia Militar para que informe o registro de ocorrências com torcedores de Bahia e Vitória, envolvendo torcidas organizadas ou não, em 2023.
Além disso, o MP solicitou ainda que os clubes sejam notificados da instauração do procedimento e, num prazo de 15 dias, apresentem suas alegações sobre a torcida única nos clássicos. Os clubes também devem informar qualquer ocorrência sobre o tema em 2023.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Bahiana de Futebol (FBF) também foram oficiadas para que tomem conhecimento e apresentem manifestação.
Relembre o caso
Em 2017, o Ministério Público da Bahia recomendou torcida única nos clássicos em razão de confusões registradas no primeiro Ba-Vi daquele ano. Após seis clássicos nessas condições, o MP decidiu pela volta da torcida mista no início de 2018 por considerar que houve bons resultados em termo de segurança.
Contudo, em fevereiro de 2018, após registro de novas ocorrências, o MP voltou a recomendar torcida únicas nos clássicos baianos. Desde então, doze Ba-Vis foram disputados nessas condições.