Notícias
Economia
Jerônimo Rodrigues participa da 2º edição do Dia do Algodão, em Correntina

Jerônimo Rodrigues participa da 2º edição do Dia do Algodão, em Correntina

Em feira de agricultura familiar, o governador falou sobre geração de empregos, exportação e ampliação do setor

| Autor: Redação

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues falou sobre as expectativas de exportação do algodão, geração de renda e emprego para famílias, na 2º edição do Dia do Algodão, em uma feira de agricultura familiar, na cidade de Correntina, no interior da Bahia, neste sábado (15).

“Eu estou visitando o agronegócio. É uma experiência muito forte, muito intensa, realmente a Bahia e o Brasil não tem dimensão do que significa. Isso aqui é esse mundo de algodão, o mar de plumas é realmente encantador, mas acima de tudo isso é geração de emprego, geração de renda, e meio ambiente”, declarou Jerônimo em entrevista coletiva.  

O governador destacou a importância de exportar a matéria prima para fora do Brasil e ressaltou o desafio de ampliar a produção de algodão na Bahia.

“Nós temos capacidade de vender para o mercado interno e para exportar algodão. O nosso desafio aqui é continuar essa ampliação para que a gente possa ocupar o lugar de maior produtora de algodão, mas além da quantidade, também a qualidade. Eu tenho certeza que nós temos o melhor algodão do mundo produzido aqui na Bahia”, disse o governador.

De acordo com Jerônimo, a expectativa é de fazer parceria entre as empresas de tecnologia agrícola e o governo federal para que a exportação aconteça.

“Minha expectativa é de que, com a presença do presidente do Banco do Nordeste [Paulo Câmara], com o presidente do órgão do governo Lula, Jorge Viana, que é responsável pela exportação Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento], nós vamos fazer uma parceria com AIBA [Associação de Agricultores  e Irrigantes da Bahia], e com a associação é que cuida dos produtores de algodão que é a Abapa [Associação Bahia dos Produtores de Algodão], pra gente poder divulgar sem mais intensivo nessa imagem que poucos conhecem e que poucos sabem da riqueza que temos aqui”, detalhou o governador.

“Quero parabenizar a capacidade da Abapa em se articular com outros órgãos, com AIBA com o governo federal, o governo estadual, a parceria com as empresas de tecnologia que fazem parte da cadeia do algodão, e naturalmente com os prefeitos do movimento e o um conjunto de estudantes das universidades de diversos cursos. Gostaria de parabenizar a Abapa por proporcionar o Dia do Algodão”, finalizou Jerônimo.

Tags

Notícias Relacionadas