Notícias
Cidade
Vídeo mostra esquema para burlar blitz da Lei Seca em Salvador e levanta debate sobre fiscalização

Vídeo mostra esquema para burlar blitz da Lei Seca em Salvador e levanta debate sobre fiscalização

Imagens que circulam nas redes sociais em vídeo mostram homens oferecendo ajuda a motoristas para escapar de abordagens de fiscalização

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo que vem sendo compartilhado nas redes sociais flagrou o que aparenta ser um esquema para “burlar” blitzes da Lei Seca em Salvador, em que homens se oferecem a motoristas para dirigir em seu lugar quando estes estão prestes a ser abordados por agentes de fiscalização de álcool no trânsito. A gravação, publicada por um advogado, despertou reações de usuários da internet e debates sobre a eficácia das operações e a cultura de “atalhos” para evitar a lei.

Nas imagens, é possível ver indivíduos junto ao fluxo de carros nas grandes avenidas da capital baiana se aproximando de motoristas e oferecendo-se para conduzir o veículo por um valor em dinheiro para que o condutor original, que pode estar alcoolizado ou com receio de ser multado, consiga passar pela blitz sem ser parado pelos agentes. O vídeo foi divulgado sem identificação oficial de datas ou local específico, mas os relatos de quem comentou a publicação afirmam que esses esquemas têm ocorrido com frequência em determinados pontos de Salvador, sobretudo à noite e nos fins de semana.

O autor do vídeo criticou a modalidade de fiscalização adotada nas blitzes da Lei Seca, afirmando que a presença desses “intermediários” enfraquece o argumento de que as ações têm como principal objetivo preservar vidas e reduzir acidentes, e que, ao invés disso, algumas blitzes atuariam com lógica arrecadatória. Nos comentários da postagem, usuários também relataram experiências semelhantes, inclusive com valores de cerca de R$ 700 cobrados para facilitar a passagem pelo bloqueio, segundo um dos relatos citados na publicação.

Especialistas em trânsito ouvidos por portais de notícia ressaltam que dirigir alcoolizado é infração gravíssima, além de colocar em risco a segurança de todos na via — penalidade que pode incluir multa elevada, retenção do veículo e suspensão da habilitação. A presença de terceiros se oferecendo para driblar a fiscalização pode agravar ainda mais a situação, embora não exista um tipo penal específico para essa conduta no Código de Trânsito Brasileiro, segundo advogados consultados em outras reportagens sobre temas semelhantes.

Até o momento não houve manifestação oficial das autoridades de trânsito ou da Polícia Militar da Bahia sobre esse vídeo específico ou se já há investigação em andamento sobre a prática mostrada nas imagens. O debate nas redes sociais segue enfatizando a necessidade de fiscalizações mais eficazes e mecanismos para coibir tentativas de driblar as blitzes da Lei Seca.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas