Notícias
Brasil
Rui Costa rebate ameaças de Trump e defende soberania do Brasil: 'Não vamos recuar'

Rui Costa rebate ameaças de Trump e defende soberania do Brasil: 'Não vamos recuar'

Ministro da Casa Civil criticou declaração do ex-presidente dos EUA sobre o Brics e a suposta perseguição a Bolsonaro

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), criticou nesta segunda-feira (7) as declarações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou o Brics e acusou o Judiciário brasileiro de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As falas foram rebatidas durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Costa destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não vai recuar” diante de pressões internacionais e elogiou a postura firme adotada por ele diante das ameaças de Trump. “A resposta do presidente Lula foi adequada e demonstra firmeza diante das tentativas de intimidação. Não vai ser ameaça de um ou outro país que vai conter o avanço brasileiro”, afirmou.

Em relação à acusação de perseguição judicial contra Bolsonaro, feita por Trump, Rui Costa foi categórico: “Aqui tem lei, aqui tem a Suprema Corte, que define de forma autônoma os processos judiciais. Não cabe ao presidente de outra nação opinar sobre o funcionamento do Judiciário brasileiro, muito menos ameaçar o país com tarifas.”

Para concluir, o ministro ressaltou o papel estratégico do Brasil no cenário internacional. “O Brasil é livre para estabelecer relações comerciais com quem quiser. Até dezembro, queremos concluir o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Já fechamos acordo com a Suíça e estamos avançando nas relações bilaterais com os países do Brics”, pontuou.

Tags

Notícias Relacionadas