Lula diz que megaoperação no Rio de Janeiro foi uma “matança” e classifica ação como “desastrosa”
Antes da fala de Lula, o governo federal já havia se manifestado sobre o episódio
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (4) a megaoperação policial que resultou na morte de 121 pessoas no Rio de Janeiro, classificando a ação como uma “matança” e “desastrosa”.
“O dado concreto é que, do ponto de vista da quantidade de mortes, a operação foi considerada um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, disse Lula em discurso em Belém (PA), onde cumpre agenda às vésperas da COP30.
O presidente ainda afirmou que o governo federal pretende acompanhar as investigações sobre o caso. “Nós estamos tentando ver se os legistas da Polícia Federal participam da investigação. A decisão do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança, e houve matança. Acho bom especificar em que condições ela se deu”, disse.
Antes da fala de Lula, o governo federal já havia se manifestado sobre o episódio, defendendo a necessidade de uma ação coordenada entre os estados e a União no combate ao narcotráfico e ao crime organizado.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.