Notícias
Brasil
Gilberto Gil se emociona ao recordar casamento com Nana Caymmi após morte da cantora: “Descanse em paz”

Gilberto Gil se emociona ao recordar casamento com Nana Caymmi após morte da cantora: “Descanse em paz”

Luto na música brasileira: ícone da MPB, Nana Caymmi faleceu aos 84 anos e deixou lembranças profundas no coração de Gilberto Gil

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A morte de Nana Caymmi, aos 84 anos, gerou forte comoção no cenário da música popular brasileira. Entre os nomes mais tocados pelo adeus da cantora está Gilberto Gil, que falou com emoção sobre o relacionamento que viveu com Nana no final dos anos 1960.

Em vídeo publicado em suas redes sociais,  Gil relembrou com carinho os momentos divididos com a artista e destacou a presença da música como elo fundamental entre os dois.
“A música nos envolvia de uma forma muito intensa. Eu começando o meu trabalho, ela egressa de uma família com uma presença musical extraordinária: o pai, a mãe, os irmãos. O violão sempre era uma presença muito constante nas nossas vidas, sempre estava ali ao pé da cama”, contou o cantor.

Gil ainda ressaltou a sensibilidade e a entrega de Nana, tanto na vida quanto na arte.
“Sempre que nos visitávamos, tínhamos muito carinho. Intensidade sempre muito forte, ela sempre foi muito intensa. São lembranças que vão ficar comigo até os meus últimos dias, também, já que os últimos dias dela já se foram”, lamentou.

Em sua homenagem, o baiano fez questão de enaltecer a relevância artística de Nana Caymmi.
“Musicalmente, não dá nem para falar de Nana. É uma das intérpretes mais extraordinárias que já tivemos no mundo. Um modo tão particular e extraordinário de interpretar as canções, de dizer letras, de decifrar poemas musicais. Enfim, teve a quem puxar, temos a quem seguir”, concluiu.

O casamento entre Gil e Nana aconteceu em 1967 e durou cerca de dois anos. A separação ocorreu em 1969, quando Gilberto Gil foi obrigado a deixar o Brasil rumo ao exílio na Inglaterra, sem que Nana pudesse acompanhá-lo.

Além de Gil, Nana também teve outros relacionamentos marcantes. Foi casada com o médico Gilberto José Aponte Paoli, pai de seus três filhos, e com o pianista João Donato. A artista ainda teve romances com os músicos João Gilberto e Claudio Nucci.

Nana Caymmi faleceu na última quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada desde julho de 2023, quando foi hospitalizada após sofrer uma arritmia cardíaca.

Tags

Notícias Relacionadas