NotíciasSaúdePrefeito anuncia desmobilização pontos de atendimento da Covid

Prefeito anuncia desmobilização pontos de atendimento da Covid

Segundo Bruno Reis, o processo de de desativação dos leitos tem acontecido desde a última segunda-feira (28)

| Autor: Redação

Foto: Domingos Júnior / Varela Net

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou, nesta quarta-feira (2), que a Prefeitura de Salvador já iniciou, desde a última segunda-feira (28), o processo de desmobilização dos pontos de atendimento contra a Covid-19, assim como os dos leitos de UTI. 

Segundo Bruno Reis, das quatro mini Upa's hoje disponíveis, duas unidades serão desmontadas, as dos bairros de Pirajá e IAPI. Dez leitos de UTI e 41 de enfermaria no hospital Sagrada Família. O prefeito justificou a baixa demanda e a baixa taxa de ocupação, além do fim do apoio do Governo Federal, como motivos para o processo. 

"Desde segunda-feira, estamos desmobilizando os quatro gripários. Vamos deixar ainda a tenda dos Barris funcionando. Das quatro mini UPA's, duas estamos voltando para postos de saúde (Pirajá e IAPI), vamos manter Imbuí e São Cristóvão. Fechamos dez leitos no Sagrada Família de UTIe 41 leitos de enfermaria", disse o prefeito, que completou apresentando alguns números da pandemia na capital. 

"Vocês estão vendo, não está tendo demanda, hoje amanhecemos com 38% de ocupação somente nos leitos de UTI. Signfica que 62% dos leitos estão livres. Isso tem um custo, mesmo esse leito estando sem paciente, isso tem uma despesa para a Prefeitura. Agora, no mês de março, o Governo Federal já anunciou que não vai mais ajudar no custeio. Então , efetivamente, nós temos que ir desmobilizando, mas sempre deixando os contratos ativos, porque caso seja necessário, nós temos condições de remobilizar os leitos", explicou Bruno Reis.

Em março, Salvador completa dois anos que entrou oficialmente em estado de pandemia. Desde então, a cidade e o estado abriram unidades de saúde em caráter extraordinário, a fim de conseguir atender a alta demanda de casos. Com a redução dos números, a expectativa é que a desmobilização dessas unidades tenha continuidade nos próximos meses. 

Tags

Notícias Relacionadas