NotíciasSaúdePesquisa: Má alimentação pode ser responsável por 7 em cada 10 casos de diabetes

Pesquisa: Má alimentação pode ser responsável por 7 em cada 10 casos de diabetes

Trabalho publicado na Nature avaliou dados de consumo de 184 países por quase 30 anos

| Autor: Redação

Foto: Arquivo Agência Brasil


A má alimentação pode estar por trás de 70% dos diagnósticos de diabetes tipo 2, sugere um estudo americano publicado na Nature. Segundo os autores, o trabalho é um dos poucos a avaliar o impacto dos alimentos ao longo do tempo, entre 1990 e 2018. 

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os cientistas chegaram a essa conclusão a partir de um modelo que cruza dados de consumo alimentar em 184 países, estimativas da incidência da doença e de como os alimentos podem aumentar o risco de desenvolvê-la. Assim, estimaram que uma dieta pouco nutritiva e equilibrada contribuiu para cerca de 14 milhões de casos em 2018.

Dos 11 itens avaliados, três tiveram o maior peso no aumento da incidência global da doença: excesso de carboidratos refinados como arroz e trigo; excesso de carnes processadas; e consumo insuficiente de grãos integrais. Outros fatores, como falta de frutas, verduras, sementes e grãos, além da ingestão excessiva de bebidas açucaradas, também estão por trás dos altos índices da doença. Os mais afetados são homens jovens que vivem em áreas urbanas.

Os pesquisadores afirmam que o número é surpreendente porque estudos anteriores sinalizam que a dieta contribuiria com cerca de 40% dos casos. Para os autores, a diferença se deve à inclusão de grãos refinados na análise, um dos principais responsáveis pela doença, além de usar dados de enquetes alimentares individuais, mais fidedignas do que informações sobre cultivos agrícolas.

Tags

Notícias Relacionadas