Fiocruz aponta aumento de casos de síndromes gripais na Bahia e mais 12 estados
Aumento dos casos foi constatado em todas as faixas etárias abaixo dos 60 anos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgou um estudo na quinta-feira (2) indicando que 13 dos 27 estados tiveram sinais de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Diferente do boletim anterior, o aumento dos casos foi constatado em todas as faixas etárias abaixo dos 60 anos. O crescimento dos casos, contudo, foi leve, podendo ser compatível com um cenário de oscilação.
Os sinais de crescimento de casos de SRAG foram identificados na Bahia, Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
Para o pesquisador da Fiocruz, Daniel Vilela, um dos responsáveis pelo InfoGripe, os números apontam a necessidade de seguir avançando com a vacinação.
“Temos que ficar preocupados em relação ao relaxamento das medidas de distanciamento. É preciso observar as próximas semanas e identificar se esse aumento seria uma oscilação, um leve aumento momentâneo de casos seguido de uma redução, ou se pode significar um recrudescimento. No final do ano passado houve um recrudescimento, mas não havia vacina. Avançando a vacinação ainda mais, espero que isso possa ser apenas uma oscilação. Mas é preciso de uma cooperação para seguir com as atividades de vigilância, uso de máscara e evitar aglomerações”, explicou o pesquisador.