NotíciasSaúdeFenômeno da Maré Vermelha acende alerta no estado de Pernambuco

Fenômeno da Maré Vermelha acende alerta no estado de Pernambuco

Município de Tamandaré relata mais casos suspeitos

| Autor: Redação

Foto: M.Godfrey (SERC)

A Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco alerta que banhistas e frequentadores da praias pernambucanas fiquem em alerta ao mau cheiro e coloração avermelhada da água. Esse comunicado veio após mais 60 casos serem registrados como suspeitos de intoxicação ligadas a tal fenômeno. 

Até o momento, Pernambuco já tem 338 atendimentos em decorrência da situação da Maré Vermelha. Os banhistas devem evitar tomar banho se a água estiver vermelha e com forte odor desagradável. 

Não somente Pernambuco foi afetado com o fenômeno. Outro estado nordestino também tem casos confirmados. Se trata de Alagoas, onde, no litoral norte, mais de 200 casos foram registrados. Porém, após investigação do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas na última sexta-feira (2), não foram encontrados novos pontos de maré vermelha. 

O que é o fenômeno da maré vermelha

A Maré Vermelha é um fenômeno natural que ocorre nos mares e ambientes de água doce, devido ao aumento da quantidade de microalgas.

A aglomeração das algas é percebida na superfície da água pela formação de uma grande mancha de coloração avermelhada, amarelada, alaranjada ou acastanhada. O fenômeno é causado por alguns tipos de mudanças nas características da água, como alteração da salinidade e temperatura.

Pessoas que ingerem essas algas ou animais contaminados, podem sofrer com alterações gastrointestinais, irritações nas mucosas e pele, problemas circulatórios e respiratórios.

Tags

Notícias Relacionadas