NotíciasSaúdeCovid: 250 pessoas aguardam vagas em hospitais na Bahia

Covid: 250 pessoas aguardam vagas em hospitais na Bahia

No primeiro dia do ano, eram 25 pessoas na fila – oito para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 17 para leitos clínicos

| Autor: Redação

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O aumento dos casos ativos e da taxa de transmissão da Covid-19 na Bahia fez a fila da regulação para pacientes com a doença voltar a crescer. Devido a situação, ocorreu um aumento de 928% nos primeiros dias de janeiro de 2022. No primeiro dia do ano, eram 25 pessoas na fila – oito para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 17 para leitos clínicos. Entretanto, na última segunda-feira (24), esse número saltou para 257 baianos na espera – 75 para UTI e 182 para a enfermaria. Representando uma alta foi de 837,5% só na fila para UTI’s. Já para os leitos clínicos, o crescimento foi de 970,6%.  

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ampliou o número de leitos de UTI exclusivos para o novo coronavírus de 546 para 609, neste mesmo período para dar conta da demanda.

“Com o espalhamento da ômicron, as pessoas estão com doenças que já existem, estando também contaminadas com o vírus. E precisamos eleger essas pessoas para hospitais dedicados à covid. Portanto, esse aumento se deu por pessoas que levam a covid para dentro de hospitais e pelas pessoas que procuram as unidades com sintomas gripais, e que têm outras comorbidades. A realidade do aumento é de pessoas com outras patologias, afetas pela covid”, explica Tereza Paim, secretária da Saúde.

Tags

Notícias Relacionadas