NotíciasSaúdeAnvisa proíbe substâncias usadas em produtos de unha e gel por risco de câncer e infertilidade

Anvisa proíbe substâncias usadas em produtos de unha e gel por risco de câncer e infertilidade

Decisão foi tomada na última quarta-feira (29)

| Autor: Redação - Varela Net
Anvisa proíbe substâncias usadas em produtos de unha e gel por risco de câncer e infertilidade

Foto: Reprodução FreePik

Na última quarta-feira (29), a Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de substâncias TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA), em produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. 

Aprovada pela reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa, a medida visa proteger a saúde das pessoas que utilizam qualquer produto desse tipo, além daqueles que produzem e trabalham com. Segundo estudos, essas substâncias contém risco de câncer e infertilidade.

A diretora da Anvisa, Daniela Marreco, considera que, fora os profissionais, os usuários estão sujeitos aos efeitos nocivos da exposição. 

"Cabe reforçar que os eventos adversos dessas substâncias estão, em geral, associados a exposições repetidas e prolongadas, de modo que contatos ocasionais ou pouco frequentes representam risco significativamente menor; o que, contudo, não afasta a necessidade de uma medida tempestiva de proibição dessas substâncias, cumprindo nosso papel de proteção da saúde com a edição da medida de precaução ora proposta", disse Daniela em seu voto pela proibição, como relatora. 

A DPMT, é classificada como arriscada em causar câncer em humanos. Já a TPO, por sua vez, pode prejudicar a fertilidade humana, visto que é considerada tóxica para reprodução. Recentemente, a União Europeia também proibiu o uso dessas substâncias.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas