NotíciasPolíticaZé Cocá manifesta apoio à reeleição do senador Angelo Coronel para 2026

Zé Cocá manifesta apoio à reeleição do senador Angelo Coronel para 2026

Cocá, que integra a base política próxima ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), destacou o trabalho do senador voltado aos municípios

| Autor: Redação - Varela Net
Zé Cocá manifesta apoio à reeleição do senador Angelo Coronel para 2026

Foto: Divulgação

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), anunciou apoio à candidatura de reeleição do senador Angelo Coronel (PSD) para 2026. A declaração foi feita no último sábado (9), durante um evento em Boa Nova, no qual Coronel recebeu o título de cidadão, com a presença de prefeitos e lideranças regionais.

Cocá, que integra a base política próxima ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), destacou o trabalho do senador voltado aos municípios.

“Abre o gabinete em Brasília para atender todos os prefeitos baianos e para entrar todos. Digo isso porque eu vejo. O senhor fez questão de correr atrás do governo federal para que todo o prefeito que lhe procurou o senhor fizesse uma ação enquanto senador. Isso é um ato de municipalismo, quem sofre, quem passa sede, quem tem falta de todo serviço necessário é quem mora nos municípios. Por isso que, hoje, Coronel, estarei junto com você, pelo municipalista que é”, afirmou.

O apoio ocorre em meio a especulações de que Coronel possa não ser incluído na chapa da base governista em 2026. O senador já afirmou que, caso isso se confirme, poderá disputar a eleição de forma independente pelo PSD.

“Caso não me incluam, não vou insistir onde não for desejado. Posso ser candidato independente pelo PSD”, disse.

O PSD, liderado por Gilberto Kassab, é uma das principais forças políticas da Bahia e aliado estratégico do PT no cenário nacional. O partido tem manifestado resistência à formação de uma chapa majoritária composta apenas por petistas. O senador Otto Alencar (PSD) chegou a admitir a possibilidade de rompimento com o governo Jerônimo caso a sigla seja excluída da disputa ao Senado em 2026, o que evidencia tensões internas e a necessidade de negociações para manter a coesão da base.

Nesse contexto, Zé Cocá, o deputado federal Antônio Brito e o próprio PSD assumem papéis estratégicos nas definições eleitorais. O apoio de Cocá a Coronel e a defesa de Brito pela autonomia do partido sinalizam que a legenda busca fortalecer seu espaço e garantir participação nas decisões sobre a formação da chapa. Brito, que já demonstrou alinhamento com o governo estadual e federal, declarou apoio à reeleição de Jerônimo Rodrigues durante a Lavagem do Bonfim de 2025, ressaltando a importância de continuidade do trabalho. Apesar disso, o PSD prevê anunciar oficialmente sua posição sobre as eleições apenas em março de 2026.

Questionado sobre o posicionamento do prefeito de Jequié, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que não interfere nas declarações de prefeitos e deputados, reforçando que o diálogo com Zé Cocá segue em construção.

“Olha, eu não posso frear nem orientar o que cada prefeito ou deputado fala, o governador não tem esse papel, a gente vai tratando. Minha função é de botar a mesa, dialogar, nós sabemos que a relação com o prefeito de Jequié, Zé Cocá, está sendo construída para garantir se nós caminharemos juntos, é interesse meu tê-lo ao meu lado, caminhando, apoiando o presidente Lula, mas é construção”, declarou.

Jerônimo também lembrou que o prefeito participou, na segunda-feira, de um evento em Salvador, que marcou a entrega de novas viaturas e a assinatura de projetos na área de Segurança Pública.

“Então, vamos aguardar para ver como é que a gente vai chegar num apoio ou num diálogo mais forte. O que eu tenho conversado muito com o prefeito é isso que vocês viram agora, ele, inclusive, hoje aqui fez a fala reconhecendo e agradecendo essa parceria no campo da segurança pública, mas tem outras ações que eu tenho tratado com ele lá sobre isso”, completou o governador.

Tags

Notícias Relacionadas