NotíciasPolíticaPresidente Lula é multado pelo TSE; entenda o caso

Presidente Lula é multado pelo TSE; entenda o caso

Presidente foi multado por impulsionar post contra Bolsonaro

| Autor: Redação

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua coligação, Brasil da Esperança, receberam uma multa de R$ 250 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por promover propaganda eleitoral negativa em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2022. A decisão foi tomada após uma ação movida por Bolsonaro e pela Coligação Pelo Bem do Brasil, alegando que o partido adversário veiculou propaganda contendo "graves ofensas à honra e à imagem" do então presidente da República, que buscava a reeleição.

O grupo de Lula publicou um vídeo que descrevia Bolsonaro como "incompetente", "mentiroso" e "desumano". Ainda em 2022, por determinação de Cármen Lúcia, o TSE ordenou a retirada do vídeo do ar. O TSE proíbe a disseminação de conteúdo negativo contra oponentes políticos.

Cármen afirmou que o vídeo publicado no YouTube por impulsionamento continha conteúdo negativo, divulgando uma mensagem que, independentemente de sua veracidade, certamente não é benéfica ao candidato à reeleição.

Os ministros seguiram o voto da ministra Cármen Lúcia, que determinou que o impulsionamento das postagens era ilegal. Os votos dos ministros no julgamento não foram revelados.

Tags

Notícias Relacionadas