NotíciasPolíticaPor estímulo de Joe Biden, Lula não descarta disputar reeleição em 2026

Por estímulo de Joe Biden, Lula não descarta disputar reeleição em 2026

Declaração foi dada em entrevista ao SBT, que foi ao ar nesta quinta-feira (6)

| Autor: Redação

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luis Inácio Lula da Silva declarou que o fato de que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, irá concorrer à reeleição é um estímulo para que ele concorra. A declaração foi dada em entrevista ao SBT, que foi ao ar nesta quinta-feira (6). 

"Nesses dias eu fui a Hiroshima, encontrei com o presidente Biden e eu perguntei se era verdade que ele iria concorrer. Ele falou: 'Vou'. Eu falei: isso é um estímulo, eu sou mais novo do que ele", disse o petista. 

Atualmente, Biden tem 80 anos, e completará 81 em novembro; enquanto Lula tem 77, e seu aniversário será em agosto. 

Apesar da consideração, o chefe do Executivo brasileiro afirmou durante a entrevista que seria uma "irresponsabilidade" discutir as eleições de 2026 agora.

"É importante que a gente tenha muita paciência, muito cuidado. Eu não vou permitir que ministro meu faça política antes do tempo. Fazer política depois que chegar março ou abril de 2026, que ele tiver a convenção partidária, que ele quiser ser candidato, que quiser se afastar do governo ele pode ser candidato", assegurou o presidente. 

Ao longo da campanha eleitoral, Lula afirmou que, caso seja eleito, não vai concorrer à reeleição em 2026, já que teria 81 anos, sendo que sua intenção seria abrir espaço para "ter gente nova disputando eleições".

Tags

Notícias Relacionadas