NotíciasPolíticaLula se encontra com primeiro-ministro da Autoridade Palestina

Lula se encontra com primeiro-ministro da Autoridade Palestina

Político palestino agradeceu apoio e solidariedade do Brasil ao povo palestino

| Autor: Agência Gov

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pouco antes de participar da 37ª Cúpula da União Africana, em Adis Abeba (Etiópia), o presidente Lula esteve em uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh. Ele agradeceu o apoio e a solidariedade do Brasil e do presidente Lula ao povo palestino, reforçou a necessidade de um cessar-fogo imediato e a abertura para a entrada de ajuda humanitária.

Lula condenou os ataques do Hamas contra civis israelenses, indicou concordância com a necessidade do cessar-fogo e reiterou o compromisso do governo brasileiro com a solução de dois Estados — com um Estado palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

Shtayyeh ainda destacou que a situação na região do conflito é pior do que os números divulgados. Segundo ele, há 30 mil mortos, 70 mil feridos e estima-se que 9 mil pessoas estão desaparecidas sob escombros de casas e prédios destruídos com os ataques. Desde o início do conflito no Oriente Médio, em outubro de 2023, o Brasil defende a solução negociada para o cessar-fogo, a soltura dos reféns e a criação de condições para garantir ajuda humanitária às pessoas que estão na área.

A reunião com o premiê da Autoridade Palestina ocorre dois dias após Lula prometer ajuda financeira extra à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, da sigla em inglês). Para o presidente brasileiro, a decisão de países alinhados a Israel de cortar o financiamento pode ter consequências humanitárias graves. Na quinta-feira (15), durante sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes no Cairo (Egito), Lula anunciou que o Brasil seguirá apoiando a entidade .

"Perdas humanas e materiais são irreparáveis. Não podemos banalizar a morte de milhares de civis como mero dano colateral", sublinhou o presidente, em seu discurso. "Ante nossos olhos, a população de Gaza sofre de fome, sede, doenças e outros tipos de privações, como alerta a Organização Mundial de Saúde", completou o presidente.

Tags

Notícias Relacionadas