Lula indica Jorge Messias para ministro do STF
Advogado-geral da União supera Rodrigo Pacheco e será submetido à sabatina no Senado

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quinta-feira (20), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.
Messias disputava a indicação com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), mas o parlamentar acabou sendo descartado pelo presidente no início desta semana. Pacheco foi informado de que o advogado-geral da União seria o escolhido para a vaga.
Jorge Rodrigo Araújo Messias nasceu em 25 de fevereiro de 1980, em Recife (PE). Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, posteriormente, concluiu mestrado e doutorado em “Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional” pela Universidade de Brasília (UnB).
Desde 2007, Messias integra a Procuradoria da Fazenda Nacional, carreira vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU). Já atuou como procurador no Banco Central do Brasil e no BNDES. Também exerceu cargos jurídicos importantes no Poder Executivo: foi consultor jurídico nos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no MEC.
O indicado já ocupou a função de subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência no governo Dilma Rousseff. Também integrou a equipe de transição do governo Lula, no grupo técnico de transparência, integridade e controle.
Em 1º de janeiro de 2023, Messias foi nomeado advogado-geral da União por Lula. No cargo, representa a União judicialmente, presta consultoria jurídica ao governo e atua na defesa dos interesses do Estado em diversas esferas.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


