Lula deve indicar Jorge Messias ao STF nesta sexta-feira (17)
Indicação será a mais rápida do petista e deve ocorrer antes da viagem à Ásia

Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar, nesta sexta-feira (17), Jorge Messias como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupará a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
A indicação deve ser a mais rápida entre as dez já feitas por Lula. Segundo informações de bastidores, a expectativa é que o anúncio ocorra antes da viagem do presidente à Ásia, marcada para sexta-feira (24). O comunicado, no entanto, depende de um encontro prévio com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), considerado o principal articulador da candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Após a indicação, caberá ao Senado aprovar ou rejeitar o nome sugerido pelo presidente. Alcolumbre teria dito a aliados que Messias não possui, atualmente, votos suficientes para ser aprovado, o que poderia gerar um novo embate político entre o Planalto e a oposição.
Por outro lado, Pacheco teria o apoio de mais de 60 senadores, enquanto Bruno Dantas, atual presidente do TCU e ex-servidor da Casa, também teria bom trânsito entre lideranças como Renan Calheiros e outras forças do Parlamento.