NotíciasPolíticaLula critica tarifas dos EUA e defende aliança com a China: “Nossa relação será indestrutível”

Lula critica tarifas dos EUA e defende aliança com a China: “Nossa relação será indestrutível”

Durante encontro com empresários em Pequim, presidente condenou medidas protecionistas e defendeu soberania comercial dos países

| Autor: Redação - Varela Net
A imagem mostra o presidente Lula e o presidente da China

A imagem mostra o presidente Lula e o presidente da China |Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira (12) as tarifas impostas pelos Estados Unidos durante a gestão de Donald Trump. Em discurso durante um encontro com representantes de empresas chinesas e brasileiras na China, Lula usou o episódio como exemplo da necessidade de união entre Brasil e China.

"Eu não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite", declarou o presidente brasileiro. "É preciso que a gente tenha consciência de que precisamos trabalhar juntos", completou.

Segundo Lula, "o protecionismo no comércio pode levar à guerra, como já aconteceu tantas vezes na história da humanidade".

"A gente exporta o que a gente quiser, a gente compra o que a gente quiser, sem precisar de ninguém tentando impor qualquer diminuição na soberania de nenhum país", reforçou.

Ainda em seu discurso, o presidente destacou a importância da parceria com o país asiático. Lula afirmou que a relação entre Brasil e China “será indestrutível”. “Porque a China precisa do Brasil e o Brasil precisa da China. E nós dois juntos poderemos fazer com que o sul global seja respeitado no mundo, como nunca foi”, declarou.

Tags

Notícias Relacionadas