Líder do PL prevê votação da Anistia a condenados do 8 de Janeiro ainda este mês
Sóstenes Cavalcante disse que projeto deve ser analisado na Câmara antes do recesso parlamentar

Foto: Pedro França/Agência Senado
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara, afirmou que o projeto de lei que concede Anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro deve ser votado antes do recesso parlamentar, previsto para 18 de julho.
Segundo Cavalcante, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Hugo Motta (Republicanos), garantiu que pautará o texto assim que retornar de viagem. “A expectativa é que o projeto avance para votação no plenário ainda neste mês”, declarou.
No Senado, o tema também é acompanhado de perto. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que, após a votação na Câmara, o projeto será protocolado no Senado e terá uma “votação relâmpago”.
A proposta, no entanto, enfrenta resistência. Parlamentares da base governista alertam que, se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pautar o projeto, poderá gerar uma crise com o Executivo e intensificar o atrito com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Deputados da oposição argumentam que as condenações são injustas. “Quando você vê pessoas condenadas a 17 anos de cadeia porque estavam com uma camisa verde e amarela e uma Bíblia embaixo do braço, isso é tortura”, afirmou o ex-presidente Jair Bolsonaro à CNN, ao defender a aprovação da Anistia.
Para governistas, o projeto seria uma manobra para proteger Bolsonaro, que é réu no Supremo por suposta participação no núcleo central da tentativa de golpe.