NotíciasPolíticaLula critica ação dos EUA contra ministros do STF: “Medida arbitrária e sem fundamento”

Lula critica ação dos EUA contra ministros do STF: “Medida arbitrária e sem fundamento”

Lula classificou a medida como "arbitrária e completamente sem fundamento" por parte do governo americano

| Autor: Redação - Varela Net
Lula critica ação dos EUA contra ministros do STF: “Medida arbitrária e sem fundamento”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota neste sábado (19) para expressar sua solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afetados pela decisão dos Estados Unidos de cancelar seus vistos. Na declaração, Lula classificou a medida como "arbitrária e completamente sem fundamento" por parte do governo americano.

Segundo o presidente, a interferência de um país estrangeiro no funcionamento do sistema judiciário brasileiro representa uma violação grave dos princípios de respeito mútuo e soberania nacional. “Fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações", afirmou.

Na última sexta-feira (18), Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, anunciou a suspensão dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, de seus aliados e familiares próximos. Rubio justificou a decisão dizendo que o presidente Donald Trump responsabiliza estrangeiros que atuam contra a liberdade de expressão nos Estados Unidos.

Em postagem na rede social X, Rubio acusou Alexandre de Moraes de conduzir uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria criado um ambiente de perseguição e censura que ultrapassa as fronteiras brasileiras, atingindo também cidadãos americanos.

Essa medida aumenta a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, intensificada após a operação da Polícia Federal contra Bolsonaro e a determinação do STF para que ele utilizasse tornozeleira eletrônica.

Na nota, Lula reforçou sua confiança de que "nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito".

Tags

Notícias Relacionadas