NotíciasPolíticaGoverno prepara plano de auxílio para reconstrução de casas no Rio Grande do Sul

Governo prepara plano de auxílio para reconstrução de casas no Rio Grande do Sul

A ajuda seria para reconstrução das casas que foram destruídas

| Autor: Redação

Foto: Diego Zacarias/ MF

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (6) que o governo está preparando um plano de ajuda ao Rio Grande do Sul para auxiliar na reconstrução das áreas afetadas pelas intensas chuvas e enchentes.

"Haverá uma linha de crédito específica para reconstrução das casas das pessoas. A maioria não possui seguro, então isso precisa ser contemplado", afirmou o ministro, indicando que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil poderão atuar como agentes distribuidores dessas linhas de crédito.

Haddad anunciou que na terça-feira (7) se reunirá com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, com o objetivo de apresentar algumas perspectivas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o intuito de finalizar os detalhes do pacote no dia seguinte.

Além das linhas de crédito, o pacote incluirá o diferimento de impostos para as empresas do estado, adiando os prazos de pagamento.

O tratamento diferenciado da dívida do Rio Grande do Sul com a União é um elemento significativo do plano de auxílio. Haddad afirma que esse é um caso único que requer uma abordagem particular. O ministro disse que a dívida do estado será tratada de forma gradual e que os planos já foram discutidos com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.

Por fim, Haddad enfatizou o fato de que, em uma segunda fase, o endividamento do estado será examinado em conjunto com a renegociação da dívida dos outros estados pelo governo federal.

Tags

Notícias Relacionadas