Flávio Bolsonaro afirma que EUA podem rejeitar resultado das eleições sem presença do pai em 2026
Senador voltou a criticar STF e disse que exclusão de Bolsonaro ameaça reconhecimento internacional

Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou nesta sexta-feira (15) que existe a possibilidade de os Estados Unidos não reconhecerem as eleições brasileiras de 2026 caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje em prisão domiciliar e considerado inelegível, não participe da disputa. A fala ocorreu durante a entrega de viaturas da Polícia Militar, em evento com a presença do governador Cláudio Castro (PL).
“Se as eleições de 2026 ocorrerem sem o presidente Bolsonaro temos, sim, o previsível e trágico destino de as eleições daqui não serem sequer reconhecidas nem pelos Estados Unidos. Então, a gente tem que parar de proteger aquele que está destruindo a democracia com o pretexto de preservá-la e voltar a focar nos problemas reais do nosso Brasil”, afirmou o senador, filho mais velho do ex-presidente.
A declaração foi feita após o anúncio do ministro Cristiano Zanin, presidente da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), de que o julgamento de Jair Bolsonaro terá início em 2 de setembro. O ex-presidente é acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.
Flávio também voltou a criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes. “Buscam-se novos crimes, busca-se uma condenação apenas com base na vontade de Alexandre de Moraes, de narrativas e até ministros do STF já têm a consciência de que Alexandre de Moraes já foi longe demais”, declarou.