NotíciasPolíticaFachin alerta para risco de episódio semelhante à invasão do Capitólio no Brasil

Fachin alerta para risco de episódio semelhante à invasão do Capitólio no Brasil

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participou de uma conversa no Wilson Center, nos Estados Unidos

| Autor: Redação
Fachin alerta para risco de episódio semelhante à invasão do Capitólio no Brasil

Foto: Nelson Júnior / STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alertou para o risco do Brasil viver um episódio parecido com o que ocorreu nos Estados Unidos, em 2021, quando o Capitólio, sede do Congresso do país, foi invadido por apoiadores do então presidente Donald Trump, derrotado no pleito. 

A fala de Fachin ocorreu em uma conversa no Wilson Center, em Washington, Estados Unidos. Apesar do alerta, Fachin não detalhou as circunstâncias em que algo parecido poderia acontecer. "Nós poderemos ter um episódio ainda mais agravado do 6 de janeiro daqui do Capitólio. Nós entendemos que há seis condições fundamentais para evitar que isso aconteça no Brasil", disse o ministro. 

"A sociedade brasileira, dia 2 de outubro, colocará um espelho diante de si. Se almeja a guerra de todos contra todos ou almeja a democracia e, a partir daí, faça suas escolhas de modo livre e consciente", completou Fachin. 

Os apoiadores do presidente Donald Trump não aceitaram a derrota para Joe Biden e passaram a questionar o resultado das eleições. No dia 6 de janeiro de 2021, centenas de simpatizantes de Trump invadiram o Capitólio, destruindo objetos no local.

Tags

Notícias Relacionadas