NotíciasPolíticaEx-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus é condenado novamente

Ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus é condenado novamente

Informações foram divulgadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Divulgação

O ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, sul da Bahia, Lukas Pinheiro Paiva, voltou a ser condenado na segunda-feira (27), desta vez pelo crime de obstrução de Justiça. Além de Lukas, o advogado Taciano Aragão Leite foi alvo da decisão judicial. 

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), os dois foram condenados a um ano de prisão. Mas, por ter ficado preso preventivamente por 270 dias, no ano de 2020, Lukas Paiva deve cumprir apenas três meses de reclusão. 

Com isso, a pena dele foi substituída pela Justiça por uma medida restritiva de direitos. Sem detalhar as restrições, o MP-BA disse que ele pode recorrer em liberdade. 

O ex-presidente da Câmara já havia sido condenado a 23 anos de prisão por organização criminosa, corrupção passiva, falsidade ideológica, peculato e fraude em licitação. Ele responde em liberdade. 

A nova condenação é mais um desdobramento da Operação Xavier. A primeira condenação foi decretada com base em denúncias oferecidas pelo próprio MP-BA em junho de 2019, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus.

Lukas presidiu a Câmara Municipal nos anos de 2017 e 2018. Além dele, outro ex-presidente da casa legislativa, Tarcísio Paixão, foi condenado pelos mesmos crimes. Tarcísio foi preso em maio de 2019 e presidiu a casa nos biênios 2015/2016.
 

Tags

Notícias Relacionadas