NotíciasPolíticaJerônimo Rodrigues é eleito govenador da Bahia

Jerônimo Rodrigues é eleito govenador da Bahia

Vitória do petista confirma a vantagem indicada nas pesquisas de intenção de voto ao longo da disputa pelo Palácio de Ondina

| Autor: Alexandre Santos

Foto: Domingos Júnior/Varela Net

O candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, 57, derrotou ACM Neto (União Brasil), 43, neste domingo (30), no segundo turno das eleições 2022. Com 100% das urnas apuradas, Jerônimio somava 52,79% dos votos válidos contra 47,21% do ex-prefeito de Salvador. 

A vitória do petista confirma a vantagem indicada nas pesquisas de intenção de voto ao longo da disputa pelo Palácio de Ondina. No primeiro turno, Jerônimo obteve 49,45% dos votos válidos, ante 40,8% de ACM Neto.Será a quinta vez conscecutiva que PT governará o estado da Bahia.

Nascido em Aiquara, em 3 de abril de 1965, Jerônimo Rodrigues é engenheiro agrônomo e disputou pela primeira vez um cargo eletivo. 

Antes disso, o candidato do PT ao governo baiano já foi secretário estadual de Desenvolvimento Rural e de Educação. O petista deixou o último posto em março deste ano para se candidatar. 

A escolha de Jerônimo aconteceu após recuo do senador Jaques Wagner (PT), pré-candidato inicial do grupo governista. Na época, o nome do senador Otto Alencar (PSD) foi cogitado para representar o bloco, mas logo em seguida o martelo foi batido no nome de Jerônimo Rodrigues. O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador Geraldo Júnior (MDB), 53, ocupará o posto de vice-prefeito.

Tags

Notícias Relacionadas