Haddad nega intenção de disputar a Presidência em 2026: 'Não estou pensando em eleição'
Ministro da Fazenda afirma que prioridade é o trabalho no governo e diz que a decisão sobre candidatura cabe a Lula

A imagem mostra Fernando Haddad |Foto: Reprodução UOL
Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, é apontado como possível substituto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o petista decida não disputar a reeleição em 2026. No entanto, Haddad afirmou nesta segunda-feira (13) que não tem intenção de concorrer ao pleito.
Segundo o ministro, a "prerrogativa" de se candidatar é do próprio Lula, que já deu sinais públicos de que pode disputar um novo mandato. Haddad também descartou a possibilidade de concorrer ao Senado ou ao governo de São Paulo.
"Eu não estou pensando em eleição em 2026. Não estou mesmo. Estou com afazeres bastante importantes e estou focado nisso. Eu pertenço a um campo, e é esse campo que tem de concluir pela melhor alternativa. Não existem só Lula e Fernando Haddad no mundo. Está cheio de gente boa que pode se apresentar", disse, em entrevista ao portal UOL.
Em 2018, quando Lula foi impedido de concorrer, Haddad disputou a Presidência da República e perdeu para Jair Bolsonaro (PL). Já em 2022, concorreu ao governo de São Paulo, mas foi derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado por Bolsonaro.