NotíciasPolíticaCidade no interior do Ceará realiza nova eleição após morte de prefeito e vice

Cidade no interior do Ceará realiza nova eleição após morte de prefeito e vice

Votação de Palhano foi finalizada às 17h deste domingo (5)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Eleitores da cidade de Palhano, no Ceará, voltaram às urnas neste domingo (5) para eleger prefeito e vice-prefeito. A nova eleição ocorre devido à morte do gestor e também do seu vice, em 2020 e 2022, respectivamente.

Agora, eleitores do município devem escolher entre duas candidaturas para gerir a cidade até o final de 2024. O vereador José do Lalá (PT) concorre com Batista da Mariana (PSD), que já havia sido candidato ao cargo em 2020, mas acabou derrotado pela chapa encabeçada por Dinho Nu

Dinho Nunes, eleito prefeito em 2020, morreu com Covid-19 no mesmo ano da campanha eleitoral. A gestão da cidade foi assumida pelo vice, Francisco Erisson Ferreira, conhecido como Chico de Joaquinzinho, que faleceu em dezembro de 2022 de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) a cidade tem 8.872 eleitores aptos a votar.

Quatro prefeitos em meio mandato

Nos últimos dois meses, a cidade cearense teve dois gestores municipais diferentes. Com a dupla vacância no cargo de prefeito, quem deveria assumir de forma interina era o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. 

Em dezembro, a presidência era ocupada pela vereadora Joelma Xavier (PDT) que, então, assumiu a Prefeitura de Palhano. Ela agora concorre ao cargo de vice-prefeita.  

Contudo, a gestão de Joelma Xavier durou apenas um mês, já que em janeiro de 2023 o vereador Simplício Galvão assumiu como presidente da Câmara Municipal, se tornando, assim, prefeito interino de Palhano. 

As mudanças acabaram fazendo com que a cidade passasse pela inusitada situação de ter quatro prefeitos em pouco mais de dois anos, somadas as gestões de Dinho Nunes e de Chico de Joaquinzinho.

Tags

Notícias Relacionadas