Aleluia critica falta de posição de ACM Neto e afirma: "É um anti-líder"
Vereador bolsonarista esteve na redação do Varela Net na última quarta-feira (4), quando comentou sobre o cenário eleitoral na Bahia

Foto: Domingos Junior/Varela Net
Um dos principais nomes do bolsonarismo na Bahia, o vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (PL), que esteve na redação do Varela Net na última quarta-feira (4), criticou a falta de posicionamento do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (União Brasil), no âmbito político nacional. Neto tem evitado 'abraçar' a eleição presidencial, sendo o único pré-candidato a não ter declarado apoio a um presidenciável.
Para Aleluia, a falta de clareza de ACM Neto é um fator negativo e não condiz com a postura de um líder político. Alexandre Aleluia, que será candidato a deputado federal, lembrou uma entrevista recente do pré-candidato bolsonarista ao governo, João Roma (PL), na qual o ex-ministro da Cidadania fala que quem não se posiciona na política acaba se tornando um 'anti-líder', o que Neto, nas palavras de Aleluia, tem se tornado ao adotar a neutralidade em meio a questões políticas e morais, diferente de Roma, defensor das bandeiras conservadoras do presidente Jair Bolsonaro (PL). Aleluia ainda afirmou que o ex-prefeito não é contra o PT e que isso tem ficado claro com a chapa "meia boca" montada por ele.
"Não são questões nacionais, são questões de vida, questões morais. Não tem como você dissociar isso em termos nacionais, estaduais e até municipais. É você saber em quem você está votando. Se a pessoa é a favor de redução de imposto, essa pessoa vai ser a favor de ISS, ICMS ou Pis/Cofins, o imposto é o mesmo, é só questão de esfera geográfica, de poder. Então valores são valores, seja para vereador, deputado estadual, federal, senador ou presidente. Têm certos aspectos que a pessoa é contra o cristianismo, contra a família [...] ela será contra a família na cidade, no estado ou no país. O João Roma deu uma entrevista recentemente, na qual ele fala que quem não se posiciona contra determinadas questões fundamentais é um anti-líder, e o ACM Neto tem sido um anti-líder. Ele não é contra o PT, não é contra o [...] É um anti-líder. Você tem que deixar claro para sua tropa: 'isso aqui é errado, isso aqui é injusto, isso aqui é desonesto, isso aqui é ruim pra nação, é ruim pros baianos, isso é ruim até pros soteropolitanos'. E as coisas não estão claras aí nessa chapa meia boca", disparou Alexandre.
O vereador ainda pontuou que essa falta de posição de Neto que, segundo ele, tem flertado com o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode resultar em um fuga do seu eleitorado na hora de votar. Como exemplo, Alexandre citou o que tem visto de perto durante suas agendas pelo interior da Bahia, onde tem ouvido relatos de pessoas que vão votar em Roma por conta de sua posição explícita favorável ao presidente Bolsonaro. O posicionamento claro do ex-secretário de Educação da Bahia (SEC), Jerônimo Rodrigues (PT), de que é o 'candidato de Lula' na Bahia também coloca Neto em uma situação complicada, já que faz dele, dentre os principais postulantes ao Palácio de Ondina, o único que não assume uma posição clara com relação à eleição presidencial. Por isso, Alexandre aposta que a tendência de Neto é 'desidratar' durante o processo eleitoral.
"Vou dar o exemplo do extremo sul, que, lógico, é um caso diferenciado até pelas pesquisas. Eu fui em várias cidades, e eu tô vendo essa tomada de consciência das pessoas de, 'pô [...] eu vou voltar em João Roma porque João Roma é Bolsonaro'. O ACM Neto não tá com ninguém e tem horas que está flertando com o Lula, até então tinha um pré-candidato a senador que era declaradamente Lula (João Leão). 'Aqui é de verdade, aqui é de mentira. Do outro lado tá o PT'. O povo lá (extremo sul) está cansado do PT por conta de invasões de terra e todo histórico que eles sofreram lá com o PT. Então o povo tá indo para a verdade. 'Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará', lá eles estão realmente livres em termos de consciência, estão sabendo o que estão fazendo. E eu estou vendo isso se multiplicar em outro lugares da Bahia, em outras cidades, cidades grandes. As pessoas tão vendo: 'Olha, aqui eu não sei em quem estou votando, uma hora o Neto fala que é Lula, que não importa presidente'. Então as pessoas estão sabendo identificar direito o que está acontecendo", afirmou Alexandre, que continua o raciocínio.
"Uma coisa é certa, aquele marketing politico antigo, cinematogáfico, fake, está acabando. Hoje as pessoas estão vendo a verdade ali e está difícil do político trabalhar escondendo a verdade. Então, o político que esconde muito o jogo não prospera no mundo de hoje. Então o que eu estou vendo é que a chapa do ACM Neto esconde muito o jogo, são muitas declarações dúbias, declarações abstratas, declarações que deixam o eleitor naquela dúvida. O Jerônimo ninguém tem dúvida, é o cara de Lula, pronto e acabou. Quem vai votar em Lula vai votar nele. Acho uma péssima escolha votar nele, mas [...] O (João) Roma todo mundo sabe que é Bolsonaro e vai votar nele [...] As coisas estão claras, e uma hora as pessoas vão ver que só têm dois caminhos, duas vertentes. As coisas estão bem definidas no Brasil e essas declarações mais abstratas estão deixando o eleitor muito ressabiado e acho que na hora que isso decantar, o ex-prefeito ACM Neto irá se desidratar", finalizou o vereador
Eleições presidenciais
ACM Neto tem usado, até o momento, a tática de evitar a nacionalização da disputa pelo governo da Bahia. Diferente dele, João Roma e Jerônimo Rodrigues estão usando o discurso de representantes do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Lula. Quando ligados aos presidenciáveis, Roma e Jerônimo aumentam as intenções de voto para o governo nas pesquisas, enquanto Neto, que aparece sem nenhum postulante ao Planalto, apresenta queda no cenário.
Confira trecho da entrevista:
* Sob a supervisao do editor Rafael Tiago Nunes