PF deflagra quinta fase da operação Overclean que investiga desvios de emendas
Foram cumpridos mandados em cidades da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal

Policiais Federais indo para operação |Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram, nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, para investigar fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos que vieram de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Na operação, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de servidor público de suas funções, em cidades da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal. Todas as ordens foram expendidas pelo Supremo Tribunal Federal. A Suprema Corte também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, visando interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.
Segundo a PF, o núcleo atualmente investigado atuou na manipulação de procedimentos licitatórios e desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares que seriam destinadas ao município de Campo Formoso–BA, segundo pagamento de vantagem indevida, assim como na obstrução da investigação.
Os crimes investigados são:
- Organização criminosa;
- Embaraço à investigação;
- Corrupção ativa e passiva;
- Peculato;
- Fraude em licitações e contratos administrativos;
- Lavagem de dinheiro.