NotíciasPolíciaMinistro Barroso sinaliza aposentadoria do STF durante evento na Bahia

Ministro Barroso sinaliza aposentadoria do STF durante evento na Bahia

Em discurso no Tribunal de Justiça da Bahia, presidente do Supremo afirmou estar “terminando” sua carreira

| Autor: Redação - Varela Net
Ministro Barroso sinaliza aposentadoria do STF durante evento na Bahia

Foto: Antônio Augusto/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deu novos indícios de que pode se aposentar antes do prazo limite, durante discurso no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta segunda-feira (6).

“Esse é um momento muito especial para mim, de muita alegria”, disse o ministro. “Eu comecei a minha carreira no Supremo aqui e, de certa forma, estou terminando aqui”, afirmou, em tom de despedida.

Barroso lembrou que estava na Bahia em 2013, participando de um congresso, quando recebeu a notícia de sua indicação ao STF pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Ele também contou que, quando jovem, costumava visitar o estado para ver uma antiga namorada.

“A vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair”, declarou o ministro durante o XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre).

As especulações sobre uma possível saída antecipada de Barroso do STF ganharam força com o fim de seu mandato à frente da Corte. Aos 67 anos, ele ainda pode permanecer no tribunal até os 75 anos, conforme a legislação, mas tem adotado um discurso ambíguo sobre o tema, ora sinalizando a aposentadoria, ora afirmando não ter planos imediatos de deixar o cargo.

O evento do Consepre, realizado pela primeira vez na Bahia, reuniu presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país para discutir temas como eficiência, transparência, inclusão e transformação digital. A solenidade de abertura homenageou o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis, que receberam a Medalha do Mérito Judiciário do Estado em reconhecimento às contribuições para o fortalecimento do Judiciário e promoção da inclusão social.

Tags

Notícias Relacionadas