NotíciasMundoHomem 'fabrica' álcool do próprio intestino e fica bêbado o tempo inteiro

Homem 'fabrica' álcool do próprio intestino e fica bêbado o tempo inteiro

Síndrome da Fermentação Intestinal faz com que a pessoa produza o próprio álcool e apresente sintomas de embriaguez

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O álcool é um grande problema pra grande parte da população. O alcoolismo pode estar presente tanto em homens como mulheres, e até mesmo destruir famílias e prejudicar além do trabalho, a vida social do indivíduo. Porém, quando o ser humano produz o próprio álcool, este problema é ainda mais sério.

Esse é o caso de um homem de 61 anos que teve seu caso documentado por sua esposa, que é enfermeira, e depois foi analisado pelos pesquisadores da Panola College, no Texas. Ao longo de cinco anos o homem teve sintomas de embriaguez, mesmo não tendo bebido nenhuma gota de álcool. Depois de algum tempo foi descoberto o motivo de ele ter esses episódios: a síndrome da autocervejaria. Como o caso do homem era bastante curioso, os pesquisadores Barbara Cordell e Justin McCarthy fizeram um estudo sobre ele. O início do quadro foi em 2004, quando ele passou por uma operação no pé e precisou de um tratamento com antibióticos.

Depois disso, o homem ficava muito bêbado com duas cervejas. E também ficava “embriagado” em momentos aleatórios nos quais não tinha bebido nada de álcool. Claro que isso era bem estranho. Então, a esposa dele, que é enfermeira, começou a monitorar a concentração de álcool presente no organismo do seu marido através de um bafômetro. Os resultados a surpreenderam quando ela viu que a quantidade era maior do que o limite permitido pela lei nos EUA. Para se ter um ideia, a lei permite 0,08 miligramas de álcool por litro de ar, a do homem às vezes era de 0,33 a 0,40.

Com o passar do tempo, a mulher foi percebendo que os sintomas do marido eram mais frequentes quando ele fazia alguma atividade física ou não comia uma refeição. E conforme o tempo passava, os episódios foram ficando cada vez mais graves. Em 2009, o homem teve  que ir ao pronto-socorro por conta de uma concentração de 0,37 miligramas de álcool por litro de ar Em 2010, o homem foi a um gastroenterologista que o pediu um check-up completo. Através dele o médico conseguiu solucionar o que estava acontecendo com o paciente. Os exames mostraram a bactéria H. Pylori e a levedura Saccharomyces cerevisiae no trato digestório dele.

Depois dessa descoberta, o homem ficou em observação por 24 horas e foi revistado para ter certeza de que não tinha álcool escondido nos seus pertences. Ele não recebeu visitas durante o dia e teve uma dieta rica em carboidrato e fez testes de tolerância à glicose. Foi visto que, mesmo sem beber álcool, ele o tinha em seu organismo. Tudo isso fez com que se chegasse à conclusão de que o homem tinha a chamada Síndrome da Fermentação Intestinal, que é conhecida também como Síndrome da Autocervejaria. Quem a tem, tem uma levedura no trato digestivo que faz com que o açúcar que é consumido pela pessoa seja fermentado e transformado em etanol. Por conta disso que a pessoa tem os sintomas de embriaguez mesmo sem ter consumido álcool.

Tags

Notícias Relacionadas