Conclave começa nesta quarta com expectativa global pela escolha do novo papa
Vaticano divulga cronograma das votações

Fumaça que anuncia o resultado da votação durante a Conclave |Foto: Dmitry Lovetsky/AP
A partir desta quarta-feira (7), o mundo católico volta os olhos à Capela Sistina, no Vaticano, onde se inicia oficialmente o conclave para a escolha do novo papa. Segundo o cronograma divulgado pela Santa Sé, a primeira votação será realizada por volta das 14h (horário de Brasília), quando deve sair a primeira fumaça da famosa chaminé. Se for preta, significará que os cardeais ainda não chegaram a um consenso. Quando houver fumaça branca, o novo papa terá sido escolhido.
As votações serão conduzidas em segredo absoluto e os resultados, como manda a tradição, serão comunicados por meio da cor da fumaça, proveniente da queima dos votos dos cardeais. A eleição exige o apoio de dois terços dos 133 cardeais votantes — ou seja, ao menos 89 votos.
Calendário das votações
Quarta-feira (7 de maio):
- Por volta das 14h: Primeira e única votação do dia. A expectativa é de fumaça preta, indicando que ainda não houve escolha.
Quinta-feira (8 de maio):
- Por volta de 5h30: Primeira votação do segundo dia. Caso haja definição, sairá fumaça branca. Caso contrário, nenhuma fumaça será emitida neste horário.
- Por volta de 7h: Segunda votação do dia. Se o novo papa for escolhido, a fumaça será branca. Caso contrário, será preta.
- Por volta de 12h30: Terceira votação. Se houver definição, haverá fumaça branca; caso contrário, nada será emitido.
- Por volta de 14h: Quarta e última votação do dia. Novamente, a fumaça branca indicará eleição; a preta, indefinição.
O conclave será conduzido pelo Cardeal Pietro Parolin, uma vez que o decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, com 91 anos, não presidirá o processo.
Os últimos conclaves indicam que a decisão pode sair já no segundo dia: em 2005, o Papa Bento XVI foi escolhido em dois dias, mesmo tempo levado pela eleição do Papa Francisco, em 2013. A média de duração dos dez últimos conclaves foi de 3,2 dias, e nenhum ultrapassou cinco.
Nesta terça-feira (6), véspera do início das votações, os 252 cardeais convocados para o processo se reuniram pela última vez no Vaticano. Entre os 133 cardeais com direito a voto, diversos nomes são considerados “papáveis” — ou seja, com potencial real para assumir o trono de São Pedro.