Conclave começa nesta quarta-feira (7): Saiba tudo sobre a eleição do novo pontífice
Ao todo, 133 cardeais participam da eleição secreta que escolherá o novo líder da Igreja Católica

Cena de um Conclave |Foto: Reprodução / Vatican News
O conclave que elege o novo líder da Igreja Católica começa nesta quarta-feira (7). Os cardeais entrarão em isolamento e não poderão se comunicar com o mundo externo até uma fumaça branca sair do telhado da Capela Sistina, dando o sinal positivo ao mundo que um novo papa foi eleito.
A cerimônia remonta ao século XIII, quando as eleições papais podiam persistir por anos e alguns cardeais já chegaram a morrer no decorrer do processo cansativo.
A palavra conclave vem do latim “cum clavis” que significa fechado com chave e se refere à ação de isolar os cardeais para permitir que eles escolham um novo papa sem interferência externa.
Para impedir lobby externo e assegurar que os cardeais sejam livres para escolher quem eles acham que é o melhor homem para o trabalho, os conclaves ocorrem com severa confidencialidade, com os participantes “isolados” do mundo.
Eles são proibidos de falar com qualquer pessoa fora do processo, o que pode levar vários dias. Também não podem ler relatórios da mídia ou receber mensagens.
Veja abaixo a previsão de horário do término das votações do conclave e quando a primeira fumaça deve sair da chaminé da Capela Sistina.
Quarta-feira (7)
11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação.
14h – Previsão para que a primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina.
Quinta-feira (8)
5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito.
7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé.
12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito.
14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé.
Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.