NotíciasMundoChina se prepara para nova onda de Covid com 65 milhões de casos por semana

China se prepara para nova onda de Covid com 65 milhões de casos por semana

Alerta ganha força com Xi Jinping voltando a usar máscara; linhagem do vírus é mais leve, e restrições são improváveis

| Autor: Redação

Foto: Agência Brasil

Zhong Nanshan, um dos principais especialistas da China em doenças respiratórias, alertou a autoridades a previsão de um novo pico de Covid-19 que vai infectar 65 milhões de pessoas por semana em todo o país. E isso deve acontecer daqui a um mês, no fim de junho. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.

A nova onda —já esperada, segundo Zhong— começou em abril, quando a Covid voltou a superar a gripe comum como principal doença infecciosa na China. Já nesta última semana de maio, os casos devem superar a marca de 40 milhões de infecções semanais.

O aviso de Zhong, em alguma medida, confirma relatos que vinham se multiplicando nas redes sociais, em plataformas chinesas como o Weibo e em americanas como o Twitter. As publicações apontavam indícios de que o coronavírus está de volta à circulação na China e ganharam força com imagens de Xi Jinping.

Em 10 de maio, por exemplo, a agência estatal de notícias Xinhua mostrou a visita do dirigente chinês a Xiong'an, uma "cidade do futuro" em construção cem quilômetros ao sul de Pequim. Nas fotos, Xi e toda a sua comitiva usavam máscaras de proteção.

Dois dias depois, em Shijiazhuang, o dirigente e seu entorno novamente protegiam boca e nariz com o item de segurança durante visita a um salão de exposições de uma futura indústria biomédica.

Mesmo em eventos oficiais em que Xi apareceu sem máscara, como ao receber na quarta-feira (24) o premiê da Rússia, Mikhail Michustin, em Pequim, chama a atenção o fato de todas as pessoas presentes ao redor das longuíssimas mesas do Grande Salão do Povo estarem usando o equipamento.
 

Tags

Notícias Relacionadas