NotíciasMundoChina condena ataque dos EUA ao Irã e solicita cessar-fogo imediato no Oriente Médio

China condena ataque dos EUA ao Irã e solicita cessar-fogo imediato no Oriente Médio

Governo chinês afirma que ofensiva norte-americana viola a Carta da ONU e agrava tensões na região

| Autor: Redação - Vasrela Net
Presidente da China

Presidente da China |Foto: ANSA/EPA

A China repudiou o ataque realizado pelos Estados Unidos a três instalações nucleares do Irã, na noite deste sábado (21). Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do país asiático afirmou que a ação norte-americana "exacerbou as tensões no Oriente Médio" e representou uma violação à Carta das Nações Unidas (ONU).

O documento que rege os princípios das relações internacionais entre os Estados-membros da ONU estabelece que os países devem evitar "a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado". Na véspera, o secretário-geral da ONU, António Guterres, já havia feito um apelo para que os EUA respeitassem o tratado e seguissem "as normas do direito internacional".

A China também se ofereceu para mediar um cessar-fogo na região e fez um apelo direto a Israel, pedindo o fim das ofensivas e a preservação da vida de civis. O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu realiza operações no território iraniano desde o dia 12 de junho (horário de Brasília), que têm sido respondidas militarmente por Teerã.

"A China apela às partes em conflito, em particular a Israel, para que cheguem a um cessar-fogo o mais breve possível, garantam a segurança dos civis e iniciem o diálogo e a negociação", declarou o governo chinês.

A escalada de violência entre Israel, Irã e agora com a intervenção dos Estados Unidos tem preocupado líderes internacionais.

Tags

Notícias Relacionadas