NotíciasJustiçaProcuradoria de SP denuncia juiz e ex-assessor de Moraes por organização criminosa

Procuradoria de SP denuncia juiz e ex-assessor de Moraes por organização criminosa

Defesa nega, mas mensagens enviadas ajudam nas investigações

| Autor: Redação - Varela Net
Procuradoria de SP denuncia juiz e ex-assessor de Moraes por organização criminosa

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo denunciou o juiz e ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro e outras 13 pessoas, em acusações de peculato e organização criminosa. Entre os acusados também está um juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). As informações são da Folha de São Paulo. 

De acordo com a Procuradoria, o grupo montou um esquema de desvio de dinheiro sob a posse indireta do juiz Peter Eckschmiedt, da 2° Vara Cível de Itapevi, na Grande São Paulo, por conta de heranças ainda não partilhadas ou de bens de idosos incapazes. 

A investigação aponta que o juiz determinava o bloqueio de bens baseado em ações de cobrança geradas a partir de títulos falsificados e transferia os recursos a integrantes da organização. Os casos teriam acontecido no ano de 2023. A defesa do magistrado nega todas as acusações. 

A Procuradoria diz que Tagliaferro era "amigo íntimo" do juiz e havia orientado o magistrado e mais um servidor do Judiciário para apagar todas as possíveis provas de seus telefones celulares. Entretanto, um dos suspeitos enviou à Corregedoria-Geral de Justiça as mensagens que pretendia eliminar, o que colaborou para as investigações.

Tags

Notícias Relacionadas