NotíciasExclusivasDia Nacional da Matemática: Uma data para somar

Dia Nacional da Matemática: Uma data para somar

Data celebra a vida de Malba Tahan, grande matemático brasileiro

| Autor: Antonio Marzaro
Dia Nacional da Matemática: Uma data para somar

Foto: Freepik

Dia Nacional da Matemática - Uma data que veio para somar

O dia 14 de março comemora, por todo o globo, o Dia Mundial da Matemática. O porquê? Alguns países, diferente do Brasil, adotam o modelo “Mês/Dia”. Logo, seria 3/14. Para os conhecedores, é o valor de π (pi). Todavia, o nosso país preferiu uma data diferente: 6 de maio. Hoje, celebramos o Dia Nacional da Matemática, mas aqui não existe um simbolismo numerológico por trás desta escolha.

A data foi adotada em homenagem ao nascimento de Júlio César de Mello e Souza, conhecido pelo seu pseudônimo Malba Tahan, um dos maiores divulgadores da ciência no Brasil. Escritor de O Homem que Calculava, Tahan ficou famoso por transformar problemas matemáticos em histórias envolventes, tirando esta ideia de que a Matemática é algo indomável - ou então a velha falácia da “Fórmula de Bhaskara”, que defende a visão da disciplina ser algo inútil, que só seria usada na escola e nunca mais.

Sua luta para popularizar a disciplina entre os jovens, por meio de seus mais de 100 livros escritos, foi reconhecida pelo Governo Federal em 26 de junho de 2013, com a Lei nº 12.835 - que promulgou o Dia Nacional da Matemática.

Embora a ciência siga sendo um “zero à esquerda” para a maioria da população, esforços como a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) mudam a vida de jovens interessados na área, garantindo um futuro brilhante para aqueles que buscam, na Matemática, uma porta para uma vida melhor.
Tipicamente, escolas e universidades promovem oficinas, gincanas, exposições, palestras e feiras de matemática nesta data. Instituições como o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e sociedades de professores realizam eventos temáticos e divulgam conteúdos especiais.

Talvez não exista no mundo algo tão fascinante e complexamente lindo como a Matemática. Pode até soar estranho um jornalista escrever tal frase, mas esta ciência - tão mal falada por quem a desconhece - é fenomenal. Números podem assustar, mas também encantar. Como escreveu Tahan: “A Matemática, senhora que ensina o homem a ser simples e modesto, é a base de todas as ciências e de todas as artes”.

 

Tags

Notícias Relacionadas