Bahia e o “teto” das quartas: Esquadrão sonha em quebrar tabu na Copa do Brasil
Tricolor de Aço nunca passou da fase em toda a sua história no torneio

Equipe do Bahia na Fonte Nova |Foto: Letícia Martins/EC Bahia
No dia 28 de julho, o Bahia dá início a mais uma jornada nas quartas de final da Copa do Brasil. O Esquadráo recebe, na Arena Fonte Nova, o Fluminense, às 19h30, pelo confronto de ida do torneio. Embora seja uma etapa conhecida pelo Esquadrão - uma vez que já chegou às quartas dez vezes em sua história - a equipe nunca conseguiu avancar para as semifinais.
Mesmo com a classificação diante do Retrô na fase anterior, os comandados de Rogério Ceni não deixaram uma boa impressão. Porém, o momento é o melhor possível para quebrar o tabu. No momento, o Tricolor de Aço está na 4ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos e 61% de aproveitamento.
Torcedor do Esquadrão, Lucas Santos acredita que essa pode ser a oportunidade da equipe de encerrar o jejum: “Após as eliminações em Libertadores e Sul-Americana, o Bahia chega mais preparado para essas quartas. O time vem confiante, não perde há oito jogos no Brasileirão e em casa é muito forte. Acho que tem todas as condições de passar, tanto pela qualidade do elenco quanto pela competência que vem mostrando.”
Presente na última eliminação, para o Flamengo, Lucas relembra a experiência no Maracanã e diz acreditar na criação de uma "casca" na equipe: “Estive no Flamengo 1 x 0 Bahia, em 2024, e conhecer o Maracanã foi incrível, apesar do resultado. Hoje vejo um Bahia mais maduro. Quanto mais joga partidas desse nível, mais cria casca. Não é um processo linear, mas acredito que agora é a melhor chance de avançar.”
Para ele, o momento também exige confiança da torcida. “A Fonte Nova pode fazer a diferença. Quando a arquibancada joga junto, o Bahia cresce dentro de campo.”