Samba: o ritmo que dita o Carnaval de Salvador; Conheça os principais blocos de samba que irão desfilar no carnaval de 2026.
Blocos tradicionais, como Alerta Geral, Alvorada e Pagode Total devem dar início ao Carnaval de Salvador

Foto: Reprodução
Em 2026, Salvador homenageia o samba, um ritmo essencial da música brasileira. O tema “O samba nasceu aqui” traz uma série de homenagens a um ritmo que atravessa gerações e vai muito além do carnaval, o ritmo acompanha o povo brasileiro durante o ano inteiro. A homenagem faz referência aos 110 anos da gravação do primeiro samba do Brasil, no ano de 1916: “Pelo Telefone” de Donga e Mauro de Almeida.
O samba é o ritmo que abre o Carnaval de Salvador oficialmente, na quinta-feira, blocos como Alerta Geral e Pagode Total dão início aos dias de folia no Circuito Osmar, também conhecido como Circuito Campo Grande.
Bloco Alerta Geral
Pioneiro do samba no Carnaval da Bahia, o Bloco Alerta Geral foi o primeiro a levar o samba para o trio elétrico. A iniciativa partiu do sambista Nelson Rufino, como forma de perpetuar o samba, que estava em declínio na época. A iniciativa acabou servindo como inspiração para a criação dos mais de 50 blocos de samba que existem atualmente.
Em 2026, o bloco levará para as ruas uma homenagem ao mestre Arlindo Cruz, celebrando seu legado eterno. Com o tema “Samba é ancestral, Samba é Bahia. Tradição secular de um povo que canta”. Comandando a festa, Arlindinho cantará sucessos do pai e da própria carreira. O Alerta promete transformar o Circuito Osmar (Campo Grande) na melhor roda de samba do mundo.
Bloco Alvorada
Fundado em 1975, o Bloco Alvorada é o mais antigo bloco de samba a desfilar no Carnaval de Salvador, sendo o primeiro bloco exclusivo de samba, foi responsável por tornar a sexta-feira como o dia oficial do samba no Carnaval de Salvador, abrindo, de forma oficial, o primeiro dia da folia. O grupo cumpre um papel importantíssimo na reafirmação do samba e na permanência do ritmo na folia, além de servir como inspiração para a criação de novos grupos.
Em 2026, o Bloco Alvorada leva para as ruas da capital baiana uma celebração que promete unir a ancestralidade com a renovação. Com o tema “Nengua Guanguacese: 100 anos de mar, folha e fé”, o bloco faz uma grande homenagem aos 100 anos do nascimento de Dona Olga Conceição Cruz, líder do Terreiro Bate Folha, o pioneiro do país. Neste ano, o grupo faz uma conexão com o público mais jovem, o que simboliza a continuidade, renovação e reinvenção do gênero com a chegada das novas gerações, mantendo a identidade do samba raiz, mas se adaptando aos novos tempos e aos novos públicos, sem perder a sua essência. O desfile do Bloco Alvorada em 2026 reunirá grandes nomes do samba baiano, como Bira, Arnaldo Rafael, Romilson, Marco Poca Olho, Valdélio França e Tiago Dantas.
Bloco Pagode Total
Fundado em 14 de janeiro de 2001, o grupo Pagode Total soma 26 anos de história no Carnaval de Salvador. Idealizado a partir do desejo do Compadre Washington de criar uma agremiação nos moldes do Alerta Geral e Alvorada, o grupo consolidou-se como uma das principais opções do Circuito Osmar (Campo Grande), e reúne grandes atrações como É o Tchan, Raça Negra, Exaltasamba, Dilsinho, Sorriso Maroto, Belo, Tiaguinho, Revelação, Molejo, Salgadinho, Samba de Trator, Imagina Samba e Caju Pra Baixo, além de grupos como Terra Samba, Bambeia, Samba Mocidade e Samba e Suor.
No Carnaval de 2026, o Bloco Pagode Total vai às ruas de Salvador com o tema “O Samba é a Nossa Arma!”. Comandado pelo “É o Tchan”, o bloco que celebra 26 anos de tradição no Circuito Osmar (Campo Grande) desfila na quinta-feira (12).
Outros grupos e cantores conhecidos e tradicionais no carnaval baiano também farão suas apresentações no evento em 2026, como Nelson Rufino, ícone da cultura afro-brasileira e Mariene de Castro, que fará parte da “Roda de Samba” no Circuito Osmar durante a abertura do Carnaval de Salvador, a cantora também marca presença no Pelourinho durante o período das festas.
Grupos regionais, também farão apresentações no carnaval de 2026, como o grupo Ganhadeiras de Itapuã, um grupo formado em 2004 por lavadeiras, cantadeiras e músicos que preservam as tradições da Lagoa do Abaeté. A tradicional Banda Batifun também participa da abertura oficial do Carnaval 2026 no Circuito Osmar (Campo Grande).
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


