Renato Kayzer quebra jejum histórico e Vitória vence o Bragantino por 1 a 0
Leão vinha de oito jogos sem vencer e sete sem marcar gols

Renato Kayzer, autor do gol da vitória do Leão contra o Bragantino |Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Diante do seu torcedor pela primeira vez desde a eliminação para o Confiança, na Copa do Nordeste, o Vitória recebeu o Bragantino em partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão e saiu vitorioso por 1 a 0, sendo esse o primeiro resultado positivo de Fábio Carille no comando do rubro-negro baiano. A vitória tira o Leão da zona de rebaixamento e alivia a pressão sobre o grupo.
As equipes chegaram para o confronto com situações bem distintas na competição. Enquanto o Vitória vinha de oito jogos sem vencer e sete sem marcar gols, o maior jejum do time desde 1978, o Bragantino chegou como o terceiro colocado e segundo melhor visitante do Brasileirão.
O Leão contou com algumas mudanças no onze inicial em relação ao último jogo, contra o Botafogo. O capitão Lucas Halter, de fora por conta de uma cláusula em seu contrato de empréstimo, voltou a formar a dupla de zagueiros com Zé Marcos.
No meio-campo, Willian Oliveira, suspenso, e Ricardo Ryller deram lugar a Baralhas e Ronald, que vinha sendo escalado como meia aberto pela direita. No ataque, Fabrício Santos foi titular pela primeira vez desde o empate por 1 a 1 contra o Defensa Y Justicia, no Barradão, no dia 6 de maio.
O último jogo do camisa 23 havia sido contra o Corinthians, antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes, ainda com Thiago Carpini no comando técnico do Leão.
Por sua vez, o Bragantino veio a campo sem Jhon Jhon, Juninho Capixaba e Eduardo Sasha, alguns dos seus principais jogadores em 2025.
O Vitória começou o jogo com uma postura mais ofensiva do que foi apresentado nos últimos dois jogos. Aos 8 minutos, em jogada de escanteio, a bola sobrou nos pés de Renato Kayzer dentro da área, que chutou com força e sem chance para o goleiro Cleiton, abrindo o placar. O camisa 79 marcou o 300º do Brasileirão 2025.
Após o gol, o jogo seguiu controlado para o Vitória, que ainda tinha presença no campo de ataque e não sofria perigo nas investidas do Bragantino. Apesar da vantagem no placar, Ronald e Renato Kayzer discutiram e elevaram as tensões do Vitória na partida.
Aos 26 minutos, Carille foi obrigado a fazer a primeira alteração do jogo, quando Fabri saiu lesionado para a entrada de Erick.
O Vitória voltou a campo na segunda etapa com os mesmos jogadores que terminaram o primeiro tempo, mas com uma proposta de jogo completamente diferente. A ofensividade dos 45 minutos iniciais foi substituída por uma postura defensiva, buscando aproveitar saídas em contra-ataque.
O Bragantino cresceu na partida com o passar do tempo, criando boas chances de gol e empurrando o Vitória para o campo de defesa. Aos 20 minutos do segundo tempo, Ronald deu lugar a Pepê e Osvaldo entrou no lugar de Lucas Braga, que saiu vaiado pela torcida mais uma vez.
O jogo seguiu na mesma tônica até os minutos finais: posse de bola do Bragantino e o Vitória sendo reativo. Aos 37 minutos, Carille promoveu as duas últimas alterações do Leão no jogo, trocando Renato Kayzer por Renzo López e tirando Matheuzinho para a entrada do zagueiro Edu, com o objetivo de proteger ainda mais a área.
Apesar das sucessivas pressões do Bragantino, o Vitória conseguiu segurar a vantagem por 1 a 0 no placar. O time volta a vencer após oito jogos e volta a marcar após sete.
Com esse resultado, o Vitória chega aos 15 pontos no Campeonato Brasileiro e sai da zona de rebaixamento de forma provisória.
O próximo compromisso do rubro-negro baiano é contra o Sport, no Barradão, válido pela 16ª rodada do Brasileirão. O duelo acontecerá na quarta-feira (23), às 21h30.