Após triunfo no jogo de ida, Bahia perde por 2 a 0 para o Ceará e bate na trave na Copa do Nordeste Sub-20
Esta é a terceira vez que o Bahia é vice-campeão do torneio

Jogador do Ceará comemora gol contra o Bahia na final da Copa do Nordeste Sub-20 |Foto: Divulgação/Ceará SC
Após o triunfo por 2 a 1 no jogo de ida, fora de casa, o Bahia recebeu o Ceará na Arena Fonte Nova e foi derrotado por 2 a 0, com gols de Guilherme Luís e Giulio, amargando a vice-colocação da Copa do Nordeste Sub-20 pela terceira vez em sua história.
Com o clima típico de uma decisão, o jogo começou estudado e sem grandes chances de gol para ambos os lados. Quem começou a ocupar mais o campo de ataque foi o Bahia, que teve uma boa chegada após lançamento em diagonal de Sidney para João Andrade, que tentou tocar para Dell, mas não foi preciso para encontrar o camisa 9 dentro da área.
Aos poucos, o time do Ceará também se soltou e passou a pisar mais no campo de ataque. Em uma escapada rápida pela esquerda, aos 27 minutos, o camisa 10 Melk buscou a linha de fundo e tentou o cruzamento para a área. No lance, a bola bateu na mão de Pedrinho, camisa 8 tricolor, sendo marcada a penalidade máxima a favor do Vozão.
Guilherme Luís foi para a bola e deslocou o goleiro Victor, abrindo o marcador na Fonte Nova e empatando o placar agregado da decisão.
Após o gol, os Pivetes de Aço se lançaram ao ataque para buscar o empate e retomar a vantagem. A posse de bola se concentrou nos pés da equipe Tricolor, que não teve precisão nas chances criadas para empatar a partida ainda na primeira etapa.
Para o segundo tempo, o treinador Leonardo Galbes promoveu duas alterações no Bahia durante o intervalo: Dell saiu para a entrada de Juninho, camisa 19, e Pedrinho saiu para a entrada de Kauê Furquim, camisa 17.
Contudo, a primeira boa chance da segunda etapa veio da equipe do Ceará, aos sete minutos, com Giulio fazendo uma bonita jogada pela esquerda e batendo cruzado. A bola passou raspando a trave esquerda do goleiro e saiu em linha de fundo. Dois minutos depois, Melk dominou na entrada da área e bateu forte, mas a bola passou raspando a trave direita de Victor.
Aos 12 minutos, o Ceará ampliou a vantagem e tomou a frente do placar agregado após falha de Victor na saída de bola. O goleiro se atrapalhou com os pés e foi desarmado por Guilherme, que avançou pela direita e serviu Giulio. O camisa 11 teve frieza para completar para o fundo da rede e fazer 2 a 0. 3 a 2 para o Vozão no agregado.
Giulio, que já havia marcado no jogo de ida, chegou a quatro gols na competição e empatou com Michael Fashanu, do Fortaleza, na disputa pela artilharia do torneio.
O Ceará ainda teve mais uma ótima chance para ampliar o placar após Gustavo Martins acertar belo lançamento para Rian Patrick, saiu cara a cara com o goleiro e bateu para fora.
Na tentativa de mudar o jogo e reverter a vantagem da equipe cearense, Leonardo Galbes tirou João Andrade e Roger para as entradas de Carioca, camisa 20, e Lyan, com a 21.
Daí até o final do jogo, o Bahia passou a controlar as ações e não permitiu mais que o Ceará chegasse com perigo no campo de ataque. No entanto, o controle da posse de bola não se reverteu em chances reais de gol para a equipe tricolor.
No último lance, uma cobrança de falta lateral, até o goleiro Victor foi para a área para tentar fazer um gol heroico e levar a partida para as penalidades. Contudo, o tricolor não conseguiu diminuir o placar.
Com o apito final, o juiz decretou a vitória do Ceará por 2 a 0 e o primeiro título do Vozão na Copa do Nordeste Sub-20. Enquanto isso, o Bahia reviveu o trama de 2017 e 2018, quando foi vice-campeão da competição para o Vitória e Fortaleza, respectivamente.